Governança pública no turismo: polissemia, reflexões e implicações
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i1.69253Resumo
O presente estudo busca concatenar resultados oriundos de pesquisas realizadas individualmente no âmago turístico, a fim de compreender as formações discursivas que possibilitam o entendimento da Governança no contexto do turismo. Para auxiliar na análise interpretativa dos conteúdos do corpus e estabelecer um estatuto de legitimidade das inferências e interpretações da Governança pelos autores deste estudo, utilizou-se o software IRaMuTeQ 0.7 Alpha 2. Os resultados apontam caracterizações convergentes e divergentes da Governança entre os grupos de artigos subdivididos, fomentando a polissemia. A partir dos principais resultados, discussões e reflexões sobre o objeto em estudo foram realizadas. Como implicações, uma delas indicou a tendência ao reducionismo da prática da Governança como um processo participativo e cooperativo, por vezes ritualístico, entre parcerias público-privadas, desprezando a condição de efetiva atuação dos atores, oriunda dos resultados coprodutivos de articulação, inclusive, em rede.
Palavras-Chave: Governança. Turismo. Polissemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).