Rede urbana e produção de territórios: abordagens, agentes e inter-relações
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i3.67447Resumo
Na tentativa de vincular a rede urbana à produção de territórios, este artigo se estrutura em quatro tópicos. No primeiro tópico, buscou-se elucidar o significado de rede urbana, aproximando-a da etimologia do conceito rede. No segundo tópico, procurou-se entender a rede urbana como uma organização espacial atrelada às relações de poder. Em terceiro, relacionou-se os tipos de abordagens em redes urbanas, com ênfase para a divisão territorial do trabalho. Em quarto, foram identificados os principais agentes produtores espaciais da rede urbana, detentores dos meios que viabilizam o processo de circulação da produção por meio de redes diversas, apontando práticas e estratégias que apresentam conflitos de interesses tanto nos centros urbanos, quanto entre os mesmos. Por ser materialmente espacializada, a rede urbana é resultado das relações socioespaciais em determinado território, portanto, resultante da produção de territórios.
Palavras-chave: Rede urbana. Produção de territórios. Relações de poder. Agentes produtores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).