Modernização no Planalto Central do Brasil: mineração e logística no Roteiro da Missão Cruls
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i3.64246Resumo
A mineração tem sido um agente de intensa transformação do território brasileiro desde o período colonial. A região central do Brasil, graças à sua localização e às constantes disputas das elites regionais, ganha destaque como zona logística onde grandes projetos estatais vêm se materializando e atendendo às lógicas do mercado presentes em cada período. Minerais estratégicos, a exemplo do ouro, do cobre, do nióbio e do níquel, por meio das novas tecnologias globais ganham destaque no cenário contemporâneo para a fabricação de materiais indispensáveis usados na sociedade moderna. Este trabalho apresenta a importância da mineração e da logística na região denominada por Souza; Pedrosa (2016) de Roteiro da Missão Cruls para o Brasil. O levantamento de fontes secundárias encontradas nos trabalhos científicos especializados, bem como os dados secundários extraídos dos órgãos como IBGE, SAED, ANTT e ANM foram utilizados na sistematização para a cartografação das informações geográficas. Trata-se de um estudo diagnóstico da realidade da mineração dessa região do Brasil no contexto contemporâneo.
Palavras-Chave: Mineração; Logística; Território; Roteiro da Missão Cruls.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).