A pandemia de Covid-19 e as particularidades regionais da sua difusão no segmento de rede urbana no estado do Tocantins, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i2.63987Resumo
O presente artigo, de maneira exploratória, apresenta contribuições sobre a difusão espacial da Covid-19 no estado do Tocantins, considerando as interações espaciais dos principais centros de influência regional, sub-regional e microrregional, bem como as particularidades regionais desse segmento de rede urbana. Essas particularidades apontam para uma posição geográfica relacional complexa na porção centro-norte brasileira, com articulações espaciais densas, entre regiões, lugares, cidades e pessoas, que facilitam a propagação da pandemia, não apenas por meio das interações hierárquicas, mas também por meio das complementares. Tais interações revelam dois padrões de dispersão, um vertical e outro horizontal, que resultaram em configurações espaciais que combinam nós, eixos e áreas, colocando o Tocantins em situação epidemiológica crítica.
Palavras-chave: Covid-19, interações espaciais, rede urbana, Tocantins, Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).