Justiça e reconhecimento socioespacial à escala da vizinhança: contribuições teóricas para a reflexão ética sobre a geografia
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i2.63599Resumo
As discussões sobre justiça na filosofia política aplicada moderna levaram as diferentes disciplinas sociais a interessar-se pela reflexão sobre as injustiças que ocorrem nas suas áreas de estudo. Neste artigo é feita uma reflexão a partir da geografia ética sobre a justiça espacial e as injustiças que se desenvolvem e se produzem à escala do bairro. Para este efeito, a Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth é considerada como a base para propor o conceito de reconhecimento espacial. As questões que irão orientar o trabalho são: qual é a escala de justiça realmente justa? podem ser dadas respostas normativas às exigências da justiça espacial à escala do bairro a partir da teoria do reconhecimento? Espera-se que estas reflexões permitam uma investigação mais profunda da (re)produção de injustiças espaciais por parte de geógrafos críticos.
Palavras-chave: reconhecimento de vizinhança, injustiças espaciais, escalas de justiça e ética espacial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).