Cura ut Valeas! Múltiplos usos e faces das máscaras em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i2.63589Resumo
A COVID19, pandemia que se alastra "oficialmente" pelo planeta desde janeiro do ano em curso, não só tem provocado vítimas como também evidenciado a necessidade de adoção de medidas de proteção por parte de diversos profissionais e da população em geral. No presente artigo, objetiva-se abordar o uso de máscaras em espaços públicos e privados de uso coletivo, onde tal equipamento se impõe como fundamental para proteção e contenção do coronavírus. Antes, porém, faz-se uma análise acerca do uso de máscara em outros espaços-tempos, enfocando-se alguns de seus significados e simbologias naqueles contextos sociais. Metodologicamente, o texto se baseia em pesquisa bibliográfica e documental de diversas fontes (sites, livros, revistas, reportagens, blogs). Nas conclusões, apresentam-se principalmente alguns questionamentos ao invés de proposituras fechadas e antecipadas, proposituras estas não condizentes com a prevalência de tantas incertezas.
Palavras-chave: COVID-19, Pandemia, Espaço Público, Espaço Privado de Uso Coletivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).