Veredas da Chapada do Araripe: subespaços de exceção no semiárido do estado do Ceará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i2.62824Resumo
Na região do Cariri cearense, as singularidades naturais, sobretudo nas áreas de influência direta da Chapada do Araripe, reafirmam seu caráter de exceção dentro do semiárido do Nordeste brasileiro e definem as Veredas como subespaços de exceção. Neste artigo, busca-se apresentar as particularidades naturais das Veredas da Chapada do Araripe, que são possuidoras de Gleissolos Melânicos Tb distróficos, ácidos, muito intemperizados, com predomínio de cargas negativas. Esses solos sustentam renques de buritis, entre outras freatófitas, que são heranças de uma complexa evolução paleoclimática e paleoecológica, mantidos atualmente pelas influências das zonas de exsudação. As Veredas da Chapada do Araripe são classificadas do ponto de vista geomorfológico, pertencentes a 4 (quatro) tipos específicos: de Patamar, de Depressão em Chapadão de Sopé e de Encosta, formam-se nessas posições topográficas em função da profundidade do lençol freático, tendo seu processo evolutivo relacionado com o sistema de erosão e recuo de escarpa. As Veredas da Chapada do Araripe, encontram-se atualmente refugiadas e tensionadas pelo clima semiárido.
Palavras-chave: Chapada do Araripe; Espaço de exceção; Veredas; Cariri cearense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).