Espaço, cultura e poder: gênero e raça em análise na geografia - DOI 10.5216/ag.v3i1.6257
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v3i1.6257Resumo
Este artigo propõe fazer uma discussão sobre as categorias gênero, raça, espaço e poder na realidade das relações sociais. O poder se manifesta tanto de maneira visível quanto invisível dependendo das estratégias do grupo que lhe detém e, em nome do poder político, econômico e cultural. A segregação espacial a que alguns grupos são submetidos é um reflexo da predominância de privilégios de uma classe dominante ao longo da formação social brasileira. A partir de autores/as pesquisadores/as das questões de gênero, feminismo, raça e espaço realizamos uma reflexão sobre o interesse da Geografia Cultural sobre estas temáticas, bem como sobre as relações de poder de Grupos dominantes sobre os dominados e a maneira como a herança escravocrata colonial assegurou índices alarmantes de desemprego e subemprego da população negra no mercado de trabalho. Palavras-chave: relações de poder, gênero, espaço, raçaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-05-14
Como Citar
SOUZA, L. F. de; RATTS, A. J. P. Espaço, cultura e poder: gênero e raça em análise na geografia - DOI 10.5216/ag.v3i1.6257. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 107–120, 2009. DOI: 10.5216/ag.v3i1.6257. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/6257. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).