Diálogos entre Geografia e Ciências Sociais: Região, Regionalidade e América Latina e Caribe
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i2.58608Resumo
O presente artigo propõe desenvolver uma reflexão crítica a partir da Geografia e das Ciências Sociais Latino-Americanas, acerca da relação entre dinâmicas regionais e as categorias de análise geográfica e regional América Latina e Caribe. O objetivo é analisar a possível insuficiência do universalismo europeu sobre as nomenclaturas América Latina e Caribe frente a particularidades culturais, territoriais e processos sociais contra-hegemônicos. O método qualitativo norteará a metodologia baseada na interpretação de materiais bibliográficos clássicos e contemporâneos para analisar outras alternativas de regionalização deslocadas do essencialismo econômico, colonial e imperialista da cartografia tradicional. Acreditamos em outras linguagens possíveis de distintas cartografias conforme diferentes regionalizações do continente, baseados em aspectos históricos, críticas teóricas, fluxos migratórios, populações étnico-raciais, distribuição sócioespacial de grupos econômicos e aspectos político-ideológicos.
Palavras-chave: Geografia, Ciências Sociais, Região, América Latina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).