Análise da dinâmica da paisagem do Pantanal da Nhecolândia (MS)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.58415Resumo
O Pantanal da Nhecolândia é uma sub-região do Pantanal brasileiro que apresenta dinâmica socioambiental marcada pelo desenvolvimento da pecuária, pelas relações geossistêmicas de uma área úmida e um ambiente deposicional ativo. O presente trabalho objetiva realizar uma análise da dinâmica da paisagem do Pantanal da Nhecolândia a partir da aplicação do Método Tripolar GTP (Geossistema, Território e Paisagem). Para esta análise, mapeou-se o Uso e Cobertura da Terra para os períodos de cheia e seca dos anos de 1987, 1995, 2005 e 2017, aos quais aplicou-se técnicas de Álgebra de Mapas, gerando os mapas de Mudança Espaço-Temporal Sazonal (MMS) e de Mudança Espaço-Temporal Histórica (MMH), que demonstram, respectivamente, as mudanças espaciais ocasionadas pelas inundações sazonais e as mudanças decorrentes da dinâmica socioambiental no período de trinta anos (1987-2017). Dessa forma, a análise das condições socioambientais possibilitou a elaboração Zoneamento Socioambiental e de propostas de manejo para as quatro zonas estabelecidas: Alta Nhecolândia, Taquari-Negro, Baixa Nhecolândia e Baixo Taquari.
Palavras-chave: Megaleque do Taquari. Uso e Cobertura da Terra. Zoneamento Socioambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).