Contribuição dos geoindicadores como ferramenta na identificação dos processos erosivos associados a Antropogeomorfologia

Autores

  • Ana Carolina Barbosa Pereira Dinotte Instituto Federal de Minas Gerais, Contagem, Minas Gerais, Brasil.
  • Cecília Félix Andrade Silva Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
  • Hygor Aristides Victor Rossoni Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.57150

Resumo

As alterações de origens antrópicas identificadas nos processos de expansão urbana, supressão da vegetação, impermeabilização do solo, alterações no ciclo de drenagem e suas influências nas diversidades dos sistemas ambientais, são caracterizados como aspectos que podem gerar impactos ambientais negativos. A partir desta temática, se faz necessário o desenvolvimento de técnicas que possibilitem a compreensão da extensão temporal destas modificações. Desde então, a proposta de utilização de geoindicadores mais específicos, vem sendo amplamente abordada dentro do meio científico como um método de auxílio no reconhecimento das prováveis mudanças identificadas na paisagem, no espaço e escalas temporais que podem contribuir na identificação de prováveis impactos ambientais e ou no planejamento de ações mitigadoras. Assim, o presente artigo teve como objetivo compreender o papel dos geoindicadores na identificação das prováveis alterações originadas a partir de ações antropogênicas em ambientes urbanizados. Além disso, propõe apresentar e discutir as diferentes propostas de geoindicadores que podem ser utilizados na identificação de modificações hidrogeomorfológicos diagnosticadas em áreas urbanas.

Palavras-chave: Geoindicadores. Geomorfologia antropogênica. Urbanização. Antropogeomorfologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

BARBOSA PEREIRA DINOTTE, A. C.; ANDRADE SILVA, C. F.; VICTOR ROSSONI, H. A. Contribuição dos geoindicadores como ferramenta na identificação dos processos erosivos associados a Antropogeomorfologia. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 155–173, 2020. DOI: 10.5216/ag.v14i1.57150. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/57150. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos