Contribuição dos geoindicadores como ferramenta na identificação dos processos erosivos associados a Antropogeomorfologia
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.57150Resumo
As alterações de origens antrópicas identificadas nos processos de expansão urbana, supressão da vegetação, impermeabilização do solo, alterações no ciclo de drenagem e suas influências nas diversidades dos sistemas ambientais, são caracterizados como aspectos que podem gerar impactos ambientais negativos. A partir desta temática, se faz necessário o desenvolvimento de técnicas que possibilitem a compreensão da extensão temporal destas modificações. Desde então, a proposta de utilização de geoindicadores mais específicos, vem sendo amplamente abordada dentro do meio científico como um método de auxílio no reconhecimento das prováveis mudanças identificadas na paisagem, no espaço e escalas temporais que podem contribuir na identificação de prováveis impactos ambientais e ou no planejamento de ações mitigadoras. Assim, o presente artigo teve como objetivo compreender o papel dos geoindicadores na identificação das prováveis alterações originadas a partir de ações antropogênicas em ambientes urbanizados. Além disso, propõe apresentar e discutir as diferentes propostas de geoindicadores que podem ser utilizados na identificação de modificações hidrogeomorfológicos diagnosticadas em áreas urbanas.
Palavras-chave: Geoindicadores. Geomorfologia antropogênica. Urbanização. Antropogeomorfologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).