Comportamento e distribuição das chuvas na Região de São Carlos/SP a partir de dados de Estações Climatológicas no período de 1993-2014
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.55784Resumo
As alterações climáticas, em diferentes escalas espaciais e temporais, alicerçam diversas pesquisas em climatologia a fim de compreender a dinâmica climatológica, bem como os atributos climáticos em tal processo. As chuvas, nesse sentido, representam a complexidade no entendimento da dinâmica atmosférica, uma vez que essas apresentam sua gênese apoiadas em diferentes processos atmosféricos. O presente estudo compreende o comportamento das chuvas na região de São Carlos a partir de dados diários de chuvas nas estações climatológicas na região de São Carlos/SP na série histórica de 1993 a 2014. Foram determinados os cálculos dos índices propostos por Zhang e Yang (2004) de RX 1 dia (máximo acumulado em um único dia), SDII (índice simples de intensidade), DCU (dias consecutivos úmidos), DCS (dias consecutivos secos) e PRCPTOT (precipitação total nos dias úmidos), pelo software R com script RClimdex. Os dados calculados apresentaram grande flutuação ao longo da série histórica 1993-2014 para todos os índices adotados, o que configura a presença de anos abaixo e acima da média para cada índice, bem como aponta para o dinamismo climático regional com os valores diários das chuvas junto ao planejamento regional.
Palavras-chave: Índices, Climatologia Estatística, Chuvas, RClimdex.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).