Abordagem morfopedológica para avaliação histórica da estrutura da paisagem no Vão do Paranã (GO)

  • Tássia Andrielle Ponciano Universidade Federal de Goiás
  • Hellbia Samara Moreira de Carvalho Rodrigues Universidade Federal de Goiás.
  • Karla Maria Silva de Faria Universidade Federal de Goiás Instituto de Estudos Sócio Ambientais

Resumo

As mudanças no uso e ocupação da terra em áreas de relevância ambiental e social exigem da ciência geográfica análises integradoras da paisagem que ressaltem as relações do meio físico e biótico com as atividades antrópicas. O artigo teve objetivo de analisar o processo histórico de ocupação e as mudanças da estrutura da paisagem entre 1984 e 2015 na microrregião do Vão do Paranã considerando os compartimentos morfopedológicos como unidades de análise integrada da paisagem. A área destaca-se pela relevância ambiental internacional pressionada pelo avanço da fronteira agrícola direcionada de sul e de oeste. A metodologia utilizou-se da análise temporal do uso da terra, avaliando a estrutura da paisagem com uso de métricas e avaliação do comportamento histórico da ocupação e limitações ambientais em compartimentos morfopedológicos. Os resultados indicam a presença de seis compartimentos com processo de fragmentação da vegetação remanescente e avanço exponencial da agricultura em áreas inclusive frágeis. Destacou-se o favorecimento à ocupação antrópica no CMP I e III e a indicação de conservação ambiental nos demais.

Palavras-chave: Compartimentos Morfopedológicos; Fragmentação, Métricas da Paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tássia Andrielle Ponciano, Universidade Federal de Goiás
Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás.
Hellbia Samara Moreira de Carvalho Rodrigues, Universidade Federal de Goiás.

Em doutoramento e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. 

Karla Maria Silva de Faria, Universidade Federal de Goiás Instituto de Estudos Sócio Ambientais

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoecologia, Planejamento Ambiental.

Atualmente docente no Instituto de Estudos Sócio Ambientais e no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (CIAMB)

Publicado
20-08-2019
Como Citar
Ponciano, T. A., Rodrigues, H. S. M. de C., & Faria, K. M. S. de. (2019). Abordagem morfopedológica para avaliação histórica da estrutura da paisagem no Vão do Paranã (GO). Ateliê Geográfico, 13(2), 111-127. https://doi.org/10.5216/ag.v13i2.54857
Seção
Artigos