Abordagem morfopedológica para avaliação histórica da estrutura da paisagem no Vão do Paranã (GO)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v13i2.54857Resumo
As mudanças no uso e ocupação da terra em áreas de relevância ambiental e social exigem da ciência geográfica análises integradoras da paisagem que ressaltem as relações do meio físico e biótico com as atividades antrópicas. O artigo teve objetivo de analisar o processo histórico de ocupação e as mudanças da estrutura da paisagem entre 1984 e 2015 na microrregião do Vão do Paranã considerando os compartimentos morfopedológicos como unidades de análise integrada da paisagem. A área destaca-se pela relevância ambiental internacional pressionada pelo avanço da fronteira agrícola direcionada de sul e de oeste. A metodologia utilizou-se da análise temporal do uso da terra, avaliando a estrutura da paisagem com uso de métricas e avaliação do comportamento histórico da ocupação e limitações ambientais em compartimentos morfopedológicos. Os resultados indicam a presença de seis compartimentos com processo de fragmentação da vegetação remanescente e avanço exponencial da agricultura em áreas inclusive frágeis. Destacou-se o favorecimento à ocupação antrópica no CMP I e III e a indicação de conservação ambiental nos demais.
Palavras-chave: Compartimentos Morfopedológicos; Fragmentação, Métricas da Paisagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).