A formação da Estrada de Ferro Goiás e a urbanização no Sudeste Goiano na primeira metade do século XX

Autores

  • Rômulo Hemilton Rocha Marinho Universidade Federal de Goiás
  • Dallys Dantas Secretaria Municipal da Educação de Aparecida de Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v11i3.53282

Resumo

Resumo

As revoluções burguesas ocorridas na Europa a partir do século XVIII promoveram, em várias partes do globo, condições para o desenvolvimento de uma economia vinculada às ferrovias. Considerando que esse processo implicou a implantação de uma rede ferroviária no território goiano, o objetivo deste trabalho é analisar a formação da Estrada de Ferro Goiás e sua influência na urbanização e no cotidiano dos municípios servidos pelos trilhos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica, análise documental, levantamento de dados secundários, realização de trabalhos de campo e mapeamento da localização dos trilhos. A análise centrou nas interpretações de fatos locais e na contextualização da ferrovia enquanto fator importante no processo de produção do território e de modernização territorial. Constatou-se que a formação da Estrada de Ferro não só alterou a configuração econômica do território goiano, como também influenciou o seu processo de urbanização, provocando significativas transformações no cotidiano da sociedade goiana à época.

Palavras-chave: Estrada de Ferro Goiás; Urbanização; Cotidiano.

 

Abstract

The bourgeois revolutions that took place in Europe from the eighteenth century onwards promoted, in various parts of the globe, conditions for the development of an economy linked to railroads. Considering that this process caused the implantation of a railroad network in the territory of Goiás, the objective of this paper is to analyze the formation of the Estrada de Ferro Goiás and its influence on urbanization and on the daily lives of cities that benefited from the rails. The methodological procedures were based on bibliographic research, documentary analysis, secondary data collection, fieldwork and the mapping of the rails location. The analysis was centered in the interpretations of local facts and in the contextualization of the railroad as a crucial factor in the production process of the territory and the territorial modernization. It was found that not only did the railroad alter the economic configuration of the goiano territory, but it also influenced its urbanization process, causing significant transformations to daily lives of the goiana society at the time.

Keywords: Estrada de Ferro Goiás ; Urbanization; Daily Life.

 

Resumen                                                                                                     Las revoluciones burguesas ocurridas en Europa a partir del siglo XVIII promovieron, en varias partes del mundo, condiciones para el desarrollo de una economía vinculada a los ferrocarriles. Considerando que este proceso implicó la implantación de una red ferroviaria en el territorio goiano, el objetivo de este trabajo es analizar la formación del Ferrocarril en Goiás y su influencia en la urbanización y en el cotidiano de los municipios servidos por los carriles. Los procedimientos metodológicos se basaron en investigación bibliográfica, análisis documental, relevamiento de datos, realización de trabajos de campo y el mapeo de la ubicación de los rieles. El análisis se centró en las interpretaciones de hechos locales y en la contextualización del ferrocarril que es un factor importante en el proceso de producción del territorio y de modernización territorial. Se constató que la formación de la carretera de hierro no sólo alteró la configuración económica del territorio goiano, como también influenció su proceso de urbanización, provocando significativas transformaciones en el cotidiano de la sociedad en la época.

Palabras clave: Ferrocarril Goiás; urbanización; Cotidiano.

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Biografia do Autor

Rômulo Hemilton Rocha Marinho, Universidade Federal de Goiás

Bolsista Pibic, graduando em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Redes e Produção do Território (GéTER).

Campus Samambaia Caixa Postal 131. Goiânia – GO. CEP: 74001-970.

Dallys Dantas, Secretaria Municipal da Educação de Aparecida de Goiânia

Professor da Secretaria Municipal da Educação de Aparecida de Goiânia. Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, onde atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Redes e Produção do Território (GéTER).

Av. Hamburgo, Res. Metrópoles, Jd. Novo Mundo, Goiânia-GO, CEP: 74.703-110.

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Publicado

2018-05-30

Como Citar

MARINHO, R. H. R.; DANTAS, D. A formação da Estrada de Ferro Goiás e a urbanização no Sudeste Goiano na primeira metade do século XX. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 213–234, 2018. DOI: 10.5216/ag.v11i3.53282. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53282. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos