O estudo de cidade e a formação do professor de geografia: contribuições para o desenvolvimento teórico-conceitual sobre cidade e vida urbana
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v11i2.50086Resumo
Resumo
A investigação que sustenta este texto tem como tema “Geografia e Ensino de Cidade”, visando à compreensão do espaço urbano, das práticas cotidianas e dos modos de abordar esses temas no ensino. Seu objetivo geral é analisar potencialidades da mediação didática para desenvolver o pensamento teórico-conceitual sobre cidade e vida urbana em experiências de alunos do estágio curricular (momento formativo relevante) do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás. A abordagem metodológica adotada é a da investigação qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação, com seus procedimentos pertinentes. No texto são tratados os dados referentes à pesquisa bibliográfica e a entrevistas com especialistas na área, a partir de algumas questões: quais os conceitos geográficos mais importantes para compreender as cidades latino-americanas no contexto contemporâneo? Como eles podem ser sistematizados em uma rede de significados para seu ensino?. Os resultados, até o momento, correspondem a uma sistematização das contribuições da produção em Geografia urbana para o ensino e ao levantamento de conceitos para subsidiar sua abordagem.
Palavras-Chave: mediação; ensino de Geografia; ensino de cidade; formação de professores
Resumen
La investigación que sustén este texto tiene como tema “Geografía y Enseñanza de la ciudad”, visando a la comprensión del espacio urbano, de las prácticas cotidianas y de los modos de abordar esos temas em la enseñanza. Su objetivo general es analizar potencialidades de la mediación didáctica para desarrollar el pensamiento teórico-conceptual sobre ciudad y vida urbana en experiências de alumnos del estágio curricular (momento formativo relevante) de la carrera de Geografía de la Universidade Federal de Goiás. El abordaje metodológica adotada es la de la investigación calitativa, del tipo investigación-acción, com sus procedimentos pertinentes. Em el texto son tratados los datos referentes a la investigación bibliográfica y las citas com especialistas en el área, a partir de algunas cuestiones: quales son los conceptos geográficos más importantes para comprender las ciudades latino-americanas en el contexto contemporâneo? Como eles pueden ser sistematizados en uma red de significados para su enseñanza? Los resultados, hasta el momento, corresponden a una sistematización de las contribuciones de la producción em Geografía urbana para la enseñanza y al levantamento de conceptos para subsidiar su abordaje.
Palabras Clave: mediación; enseñanza de la Geografía; enseñanza de la ciudad; formación de profesores
Abstract
The research that supports this text has the theme "Geography and City Teaching", aiming at the understanding of the urban space, the daily practices and the ways of approaching these themes in teaching. Its general objective is to analyze the potential of didactic mediation to develop theoretical-conceptual thinking about city and urban life in the experiences of students of the curricular stage (relevant formative moment) of the Geography course of the Federal University of Goiás. Qualitative research, in the research-action modality, with its pertinent procedures. In the text the data on bibliographic research and interviews with experts in the area are treated, based on some questions: what are the most important geographical concepts to understand Latin American cities in the contemporary context? How can they be systematized into a network of meanings for their teaching? The results, to date, correspond to a systematization of the contributions of production in urban geography for teaching and raising concepts to subsidize their approach.
Keywords: Mediation; Teaching of Geography; Teaching of the city; Teacher trainingDownloads
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