Matriz de festas - DOI 10.5216/ag.v2i2.4712
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v2i2.4712Resumo
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é um importante lugar não só para as identidades pirenopolinas, mas também para o patrimônio cultural local. Construída no período da mineração em Goiás serviu como eixo de centralidade da urbanização e das festividades religiosas e populares. Recebe tombamento individual na década de 1940 e passa por inúmeras restaurações, até que em 2002 um incêndio lhe consome. Símbolo da paisagem tradicional da cidade tal monumento passa por um processo de redefinição diante das memórias individuais e coletivas. Tencionamos discutir os processos de ressignificações vivenciados pela igreja Matriz enquanto local de partidas e chegadas das festividades locais. Palavras-chave: Igreja Matriz, Memórias, Festas, Religiosidade Popular, IdentidadeDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-09-07
Como Citar
LÔBO, T. C.; CURADO, J. G. Matriz de festas - DOI 10.5216/ag.v2i2.4712. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 40–54, 2008. DOI: 10.5216/ag.v2i2.4712. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/4712. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).