Paisagens da fé: perspectivas para o turismo cultural em Cuiabá-MT - DOI 10.5216/ag.v2i2.4711
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v2i2.4711Resumo
Este artigo analisa a importância do espaço sagrado na paisagem urbana de Cuiabá-MT e suas relações com o turismo cultural. Para o desenvolvimento do trabalho foram escolhidas seis igrejas católicas e uma igreja presbiteriana, situadas no centro principal da cidade. Entre os procedimentos adotados para o desenvolvimento da pesquisa, destacou-se o levantamento bibliográfico e documental. Foram também realizadas conversas informais e entrevistas aos moradores da cidade. Concluiu-se que, além da beleza representada pelas igrejas, elas constituem um patrimônio cultural, revelando a riqueza dessa herança que, atualmente, se torna um fator de identidade para os cidadãos cuiabanos e um importante recurso turístico para a cidade. Palavras-chave: Cuiabá-MT; igrejas; turismo cultural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-09-07
Como Citar
ROMANCINI, S. R. Paisagens da fé: perspectivas para o turismo cultural em Cuiabá-MT - DOI 10.5216/ag.v2i2.4711. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 55–71, 2008. DOI: 10.5216/ag.v2i2.4711. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/4711. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).