Perspectivas e possibilidades do ensino interdisciplinar nas escolas do campo

Autores

  • José Novais de Jesus Universidade Estadual de Goiás, Quirinópolis, Goiás, Brasil.
  • Edevaldo Aparecido Souza Universidade Estadual de Goiás, Quirinópolis, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v12i1.47049

Resumo

Resumo

A Educação é uma atividade importante para a formação da sociedade, urbana e rural, no entanto, há muito têm se estabelecido condições subalternas ao campo no que diz respeito a atividades tradicionais e, nessa linha de pensamento, a educação nas escolas rurais deu-se, por muitas décadas, a partir de parâmetros urbanos. Na Educação formal, para o espaço rural, há uma naturalização dos impactos ambientais e das desigualdades sociais, cujo objetivo denota a naturalização da desconstrução do saber tradicional e das práticas socioeducativas camponesas. Por conta dessas estratégias ideologizantes, os movimentos sociais do campo constroem propostas pedagógicas estabelecendo os camponeses como protagonistas do ensino/aprendizagem a partir da proposta da Educação do Campo, que se alicerça em pedagogias libertadoras como a da alternância. Também é necessário que a proposta pedagógica seja interdisciplinar, no sentido de que todas as disciplinas trabalhem os seus conteúdos específicos a partir da realidade dos protagonistas. Assim, os alunos constroem o saber a partir das suas experiências.

Palavras-chave: Educação do campo; Ensino interdisciplinar; Camponeses

 

Abstract

Education is an important activity for making a society, urban and rural. However, there have been subaltern conditions in the country regarding traditional activities. Following this line of reasoning, education in rural schools have been performed from an urban standpoint for several decades. Concerning rural space formal education, one might see a naturalization of environmental impacts and social inequalitity, whose goal is to indicate the naturalization of the deconstruction of traditional knowledge and peasant-related social educational practices. Due to such ideologizing strategies, social movements in the country develop pedagogical proposals establishing peasants as protagonists of teaching and learning based on the Education in the Country proposal, which stems to freeing pedagogies such as the Alternance Pedagogy. It is also necessary to promote an interdisciplinary pedagogical proposal, aiming at pooling disciplines so as to deal with specific content having protagonists’ reality as a starting point. Thus, students build their knowledge from their experience.

Keywords: Education; Country; Interdisciplinary teaching; Peasants

 

Resúmen

La Educación es una actividad importante para la formación de la sociedad, urbana y rural, sin embargo hace mucho se han establecido condiciones subalternas al campo a respeto a atividades tradicionales y, así, la educación en las escuelas rurales ocurre, por muchas décadas, a partir de parámetros urbanos. En la Educación formal, para el espacio rural, hay una naturalización de los impactos ambientales y de las desigualdades sociales cuyo objetivo denota la naturalización de la desconstrucción del saber tradicional y de las prácticas socioeducativas campesinas. A causa de esas estrategias ideologizantes, los movimientos sociales del campo construyen propuestas pedagógicas estableciendo los campesinos como protagonistas de la enseñanza/aprendizaje a partir de la propuesta de la Educación del Campo, que se basa en pedagogías libertadoras como la da alternancia. También es necesario que la propuesta pedagógica sea interdisciplinar, para que todas las disciplinas trabajen sus contenidos específicos a partir de la realidad de los protagonistas. Así, los alumnos construyen el saber a partir de sus experiencias.

Palabras clave: Educación; Campo; Enseñanza interdisciplinar; Campesinos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-03

Como Citar

NOVAIS DE JESUS, J.; APARECIDO SOUZA, E. Perspectivas e possibilidades do ensino interdisciplinar nas escolas do campo. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 237–252, 2018. DOI: 10.5216/ag.v12i1.47049. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/47049. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos