As pequenas cidades e o vislumbrar do urbano pouco conhecido pela geografia
Resumo
O presente trabalho propõe uma discussão relacionada ao tema das pequenas cidades. Quando se trata das cidades, em conjunto há uma concentração em poucas cidades médias e grandes, metrópoles e uma dispersão em numerosas pequenas cidades, portanto, considera-se relevante uma discussão a respeito de concentração e dispersão. A partir de uma referência demográfica são tecidas comparações do quantitativo das pequenas cidades no Brasil e em Goiás, tendo por referência o Censo Demográfico de 2000. A análise das pequenas cidades não é algo simples, visto que elas são heterogêneas, complexas e muito diferenciadas das cidades médias e ou das metrópoles. Nesse sentido requer do pesquisador, um olhar diferenciado daquele direcionado aos maiores centro urbanos. Palavras-chave: Concentração; dispersão; pequenas cidadesDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-09-05
Como Citar
OLANDA, E. R. As pequenas cidades e o vislumbrar do urbano pouco conhecido pela geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 183–191, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/4699. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Nota de Pesquisa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).