Qualidade ambiental da área urbana de Paranaguá, Pr.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v12i3.41629Resumo
O presente estudo teve por objetivo identificar e representar cartograficamente a qualidade ambiental em um segmento urbano do Município de Paranaguá, no litoral do Estado do Paraná. A carta de qualidade ambiental urbana foi elaborada com base no levantamento e representação cartográfica de parâmetros negativos de determinados critérios em escalas que valorizem o cotidiano do cidadão, que foram: cobertura vegetal reduzida ou ausente, arborização viária reduzida ou ausente, usos do solo e vias potencialmente poluidores, ausência de espaços de uso público e livres de edificação e suas áreas de influência, verticalidade das edificações acima de quatro pavimentos, áreas frequentemente inundáveis e/ou alagáveis, calçadas e ciclovias com dificuldades para o deslocamento de pedestres ou ciclista. Evidenciou-se uma grande área com baixa qualidade ambiental que acompanha o traçado das principais vias de acesso rodoviário e ferroviário ao Porto Dom Pedro II. Da mesma forma, a intensa presença do uso comercial e\ou a intensidade do tráfego de veículos leves em muitas localidades favorecem as perdas da qualidade ambiental da área estudada.
Palavras chave: Paranaguá, qualidade ambiental, planejamento da paisagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).