Monitoramento ambiental das Dunas Costeiras no litoral Sul de Sergipe a partir de geoindicadores de vulnerabilidade biofísica - DOI 10.5216/ag.v2i1.3892
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v2i1.3892Resumo
Este artigo apresenta geoindicadores de vulnerabilidade biofísica desenvolvidos a partir de monitoramento ambiental dos sistemas dunares do Litoral Sul de Sergipe, Brasil. A elaboração de listas de controle de campo (field checklists) a fim de avaliar as condições que produzem uma aceleração do ritmo da degradação dunar costeira em Sergipe define-se como instrumento metodológico principal. Os geoindicadores apresentam mudanças biofísicas rápidas nas dunas costeiras e contribuem para uma efetiva avaliação de impactos das condições naturais e da sensibilidade resultantes das derivações antropogênicas nos ambientes dunares. Conclui-se que os geoindicadores de vulnerabilidade biofísica podem melhorar o monitoramento ambiental mediante uma metodologia de avaliação contínua e com custos reduzidos para adoção de estratégias de conservação dos espaços territoriais protegidos da zona costeira, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Palavras-Chave: geoindicadores, vulnerabilidade biofísica, dunas, geoecologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-05-10
Como Citar
SOUZA, R. M. e; COSTA, J. de J.; OLIVEIRA, A. C. A. Monitoramento ambiental das Dunas Costeiras no litoral Sul de Sergipe a partir de geoindicadores de vulnerabilidade biofísica - DOI 10.5216/ag.v2i1.3892. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 119–138, 2008. DOI: 10.5216/ag.v2i1.3892. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/3892. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).