Turismo e os paradoxos no consumo e conservação do ambiente - DOI 10.5216/ag.v1i2.3017
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v1i2.3017Resumo
A atividade turística é uma das formas de lazer, de uso do tempo livre de maior impulso nas ultimas décadas. Esta atividade, com raras exceções, quando praticada na natureza, tem se revelado como uma apropriação, uma modificação dos ecossistemas naturais.O turismo lança o seu olhar sobre a natureza fascinando-se por cenários e,também, os classificando. O olhar extasiado confunde-se com o olhar valorativo. Discute-se as contradições com a implementação do turismo, esse apropriando do ambiente, como um atrativo turístico e a crescente insistência de vinculá-lo ao dito “desenvolvimento sustentável”. Finaliza-se com uma discussão sobre as políticas de turismo visando maior consumo do espaço;.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-19
Como Citar
ALMEIDA, M. G. de. Turismo e os paradoxos no consumo e conservação do ambiente - DOI 10.5216/ag.v1i2.3017. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 102–118, 2007. DOI: 10.5216/ag.v1i2.3017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/3017. Acesso em: 2 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).