Discursos associados com a gestão social da água no Norte Cordobés (Argentina) - DOI 10.5216/ag.v1i2.3014
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v1i2.3014Resumo
O acesso e distribuição da água são diferenciais em nosso planeta. Essas diferenças espaciais associam se às diferenças culturais, as quais condicionam os usos da água e a apreciação de seu valor social, político e econômico. As diferenças culturais articulam-se e favorecem a construção de representações que viabilizam a relação água/sociedade (água-cultura, água-dignidade, água-riqueza, água-saúde, água-trabalho). Neste quadro, as intervenções dos grupos prevalentes, enquanto agentes que possuem a capacidade de regular o acesso e exercer o controle ou domínio da água, por sua vez que definem os usos corretos e geram tensões entre estes grupos, e com os grupos menos favorecidos, tensões materiais e simbólicas que se expressam nos discursos contraditórios e em conflito. Na base de estas reflexões e colocando em tensão nossa própria abordagem inicial, estruturado em torno ao eixo gestão social da água, propomos-nos identificar – a partir de nossa própria experiência como grupo interdisciplinar convocada por uma ONG a fim de “escorar” desde os aspectos sócio-territoriais um projeto técnico de provisão de água em duas escolas rurais situadas no Norte da Província de Córdoba, República Argentina – as tensões e conflitos entre os agentes envolvidos, indagando nos discursos e representações, seu caráter performativo e a maneira em que estes podem ser associados à construção do território e de territorialidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-19
Como Citar
CECCHETTO, G.; CHIAVASSA, S.; IRAZOQUI, C.; LLORENS, S. Discursos associados com a gestão social da água no Norte Cordobés (Argentina) - DOI 10.5216/ag.v1i2.3014. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 59–79, 2007. DOI: 10.5216/ag.v1i2.3014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/3014. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).