Globalização: influências das técnicas e tecnologias na organização do espaço e meio ambiente - DOI 10.5216/ag.v1i2.3010
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v1i2.3010Resumo
Este texto tem como propósito discutir algumas das influências das técnicas e tecnologias na organização espacial na era da globalização. Para tanto, apresenta certas considerações sobre este processo no ponto de vista de alguns autores. Tal processo globalizador é responsável por grandes transformações, tanto na sociedade quanto na natureza. A partir do momento em que a sociedade reage às transformações (sociais, econômicas, culturais, políticas, etc.) passa a moldar o espaço na perspectiva de adaptação às novas necessidades e/ou possibilidades. As modificações na organização espacial são mais aparentes em espaços urbanos. Já as referentes aos espaços ‘naturais’ (segunda natureza) não percebe-se com tanta ênfase, porém, o uso de técnicas, tecnologias e pressões do mercado consumista faz com que esses espaços acabem se reorganizando tendo como conseqüência os problemas sócio-ambientais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-19
Como Citar
LIMA, A. de S. Globalização: influências das técnicas e tecnologias na organização do espaço e meio ambiente - DOI 10.5216/ag.v1i2.3010. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 42–58, 2007. DOI: 10.5216/ag.v1i2.3010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/3010. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).