O ensino de Geografia nos estágios de regência e a leitura/análise de temáticas e questões da atualidade sob a ótica das escalas geográficas - DOI 10.5216/ag.v9i1.27362
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v9i1.27362Resumo
Resumo
O ensino de Geografia foi debatido e questionado criticamente nos espaços acadêmicos e nos espaços educacionais das escolas do ensino básico, sobretudo a partir dos anos 1990. Nesse contexto, muitos estagiários assumiram a regência formal de classe em unidades educacionais dos ciclos Fundamental e Médio, criando-se, geralmente, uma expectativa de um ensino de Geografia inovador, crítico e atual. Os estagiários ainda são vistos como aqueles / aquelas que trazem as novidades. No presente artigo, busca-se trazer elementos para discussão sobre o ensino de Geografia e o seu papel na análise de temáticas da atualidade, considerando-se toda complexidade que envolve essas questões, em uma perspectiva transescalar e contextualizada. Para atingir os objetivos, fez-se uma leitura crítica de planos de cursos e planos de aulas de alguns graduandos da Universidade do Estado da Bahia, em final de curso, além das observações de aulas na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Os resultados dessa apreciação crítica revelaram que se deve avançar muito no trabalho com temáticas da atualidade e na abordagem escalar e transescalar em sala de aula, por isso, esse texto apresenta uma natureza diagnóstica, crítica e propositiva.
Palavras-chaves: Ensino de Geografia; estágio supervisionado; atualidade; escalas geográficas.
Abstract
The teaching of Geography was debated and critically questioned in academic and educational areas of primary schools, especially since the 1990s. In this context, many trainees took over formal teaching apprenticeship at educational units of the elementary and secondary cycles, creating a general expectation of an innovative, critical and current teaching of Geography. Trainees are still perceived as those who bring innovations. In this article, it was sought to provide elements for discussing the teaching of Geography and its role in the analysis of current issues, considering all the complexity involving these issues in a trans-scale and contextualized perspective. In order to achieve the goals, ??a critical reading of course plans and of class plans of some students at State University of Bahia was done at the end of a semester. Yet as part of the data collection, the research counted on classroom participant observation in Santo Antônio de Jesus, in the Bahia’s Reconcavo. The results of these critical appraisals reveal that there is still much teaching development to be achieved in order to approach `current issues` at a scale and trans-scale dimension in the classroom, so this text has a critical, purposeful and diagnostic essence.
Keywords: Teaching of Geography; Supervised teaching apprenticeship; Current affairs; Geographical scales.
Résumé
L´enseignement de la géographie est un sujet de débat et de réflexions critiques dans les domaines académiques et éducationnels, surtout à partir des années 1990. Dans ce contexte, de nombreux stagiaires ont assuré la régence formelle de la classe en unités éducationnelles au niveau des cycles de l´enseignement Primaire et Moyen, en créant, généralement, l´attente d´un enseignement de la Géographie innovateur, critique et actuel. Les stagiaires sont toujours vus comme ceux qui apportent des nouveautés. Dans cet article, on cherchera à apporter des éléments de discussions vis à vis de l´enseignement de la Géographie et son rôle dans l´analyse des thèmes de l´actualité, en considérant toute la complexité que comprennent ces questions, dans une perspective trans-échelle et mise en contexte. Pour atteindre ces objectifs, une lecture critique des plans d´études et de classes de quelques étudiants de premier cycle de l´Université de l´État de Bahia, en fin de formation, a été faite, ajoutée aux observations de classes de la ville de Santo Antonio de Jesus, dans la région du Reconcave bahianais. Les résultats de ces appréciations critiques ont révélé qu´il faudra encore beaucoup avancer dans le travail sur le thème de l´actualité et dans l´abordage de l´échelle et trans-échelle en salle de classe. C´est pour ces raisons que ce texte possède une nature diagnostique, critique et propositive.
Mots-clefs: Enseignement de la Géographie; stage supervisionné ; actualité ; échelles géographiques.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).