La fuerza de un mito: la presencia del paisaje “nacional” en la publicidad turística gallega en España - DOI 10.5216/ag.v1i1.2371
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v1i1.2371Resumo
No mundo contemporâneo há uma semelhança entre os métodos adotados pelos nacionalistas para fomentar a identificação da imagem de seus lugares através de uma paisagem singular, e as práticas de marketing aplicadas pelas instituições para promoverem determinados “produtos turísticos de massa”, pelos sinais facilmente identificáveis das paisagens que querem vender. Em ambos os casos, trata-se de destacar a exaltação essencialista ou caricatural de determinados elementos paisagísticos. Esta hipótese é ilustrada com este estudo de caso sobre a Galicia. Assim como existe um “identidade paisagística catalana” ou “andaluza”, também existe uma “identidade paisagística galega”: certos elementos topográficos, climáticos, botânicos e culturais que dão forma a nossa paisagem e a distingue das demais. Todavia, desde que o regionalismo e o nacionalismo no século XIX se atentaram para o território, tem se servido insaciavelmente do mesmo. Os elementos iconográficos que contribuíram na definição na identidade nacional galega na paisagem se mantiveram ao longo do século XX com a publicidade turística. Estariam esses elementos presente na atual publicidade? Há diferença entre o imaginário nacionalista e a iconografia turística? No presente artigo comprova-se a insistência da publicidade televisiva que, para a Junta de Galicia – governo autônomo ou regional –, enfoca a “galleguidad” da paisagem, “galleguidad” que se exalta mediante o uso de uma série de elementos de forte carga simbólica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-11-13
Como Citar
SILVESTRE, F. L.; GONZÁLEZ, R. C. L. La fuerza de un mito: la presencia del paisaje “nacional” en la publicidad turística gallega en España - DOI 10.5216/ag.v1i1.2371. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 1–24, 2007. DOI: 10.5216/ag.v1i1.2371. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/2371. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).