Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i4.21981Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados teóricos e metodológicos de uma proposta de trabalho de campo integrado, que envolveram disciplinas da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Geografia. O trabalho também é composto por uma reflexão acerca da importância deste meio de ensino na integração teoria e prática e de uma análise integrada, contemplando aspectos sociais e ambientais que se inter-relacionam no espaço geográfico. A proposta foi desenvolvida com os alunos do 2° e 3° anos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Minaçu. As disciplinas contempladas foram a Geomorfologia, a Biogeografia, a Geografia Cultural, a Geografia Agrária e a Cartografia Temática, tendo como campo o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e região. Os procedimentos se desenvolveram em duas etapas, uma em sala de aula, onde foram feitas leituras de textos, discussão dos temas a serem desenvolvidos e elaboração dos mapas temáticos, e um segundo momento no campo, onde se procederam à coleta de dados, descrições e análises dos aspectos culturais, agrários e físicos do parque e área do entorno.Downloads
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Publicado
2013-01-01
Como Citar
DE SOUZA, J. C.; DE SOUZA, L. F. Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 4, p. 237–256, 2013. DOI: 10.5216/ag.v6i4.21981. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981. Acesso em: 13 nov. 2024.
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Seção
Artigos
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