Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i4.21981Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados teóricos e metodológicos de uma proposta de trabalho de campo integrado, que envolveram disciplinas da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Geografia. O trabalho também é composto por uma reflexão acerca da importância deste meio de ensino na integração teoria e prática e de uma análise integrada, contemplando aspectos sociais e ambientais que se inter-relacionam no espaço geográfico. A proposta foi desenvolvida com os alunos do 2° e 3° anos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Minaçu. As disciplinas contempladas foram a Geomorfologia, a Biogeografia, a Geografia Cultural, a Geografia Agrária e a Cartografia Temática, tendo como campo o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e região. Os procedimentos se desenvolveram em duas etapas, uma em sala de aula, onde foram feitas leituras de textos, discussão dos temas a serem desenvolvidos e elaboração dos mapas temáticos, e um segundo momento no campo, onde se procederam à coleta de dados, descrições e análises dos aspectos culturais, agrários e físicos do parque e área do entorno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-01-01
Como Citar
DE SOUZA, J. C.; DE SOUZA, L. F. Trabalho de campo integrado em Geografia: uma experiência no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Goiás - DOI 10.5216/ag.v6i4.21981. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 4, p. 237–256, 2013. DOI: 10.5216/ag.v6i4.21981. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21981. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).