Caracterização e análise dos espaços públicos da cidade de Arapiraca-AL - DOI 10.5216/ag.v6i4.17854
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i4.17854Resumo
Os espaços públicos são parte inerente e fundamental do processo de produção das cidades e, historicamente, nestes espaços se desenvolvem relações de vivência, coletividade e manifestações socioculturais. Assim, este estudo teve o objetivo de caracterizar e analisar os espaços públicos da cidade de Arapiraca-AL, observando critérios como localização na malha urbana, infraestrutura implantada e cobertura vegetal, e também buscou avaliar leis e documentos públicos referentes a estes espaços, contribuindo para a reflexão acerca da importância dos mesmos e como subsídio para políticas públicas. Foram realizadas consultas bibliográficas sobre a temática e em documentos públicos, além do levantamento de campo através do preenchimento de formulário específico. Os resultados apontaram que existem significativas diferenças socioespaciais, em infraestrutura, na cobertura vegetal e na manutenção dos espaços pelo poder público. Todavia, de modo geral, apesar da relevância que têm no espaço urbano, caracterizam-se pela carência em infraestrutura e pela necessidade de políticas públicas que resultem na ampliação de suas potencialidades e dos usos pelos usuários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-31
Como Citar
SILVESTRE GOMES, M. A.; DA SILVA, R. N.; DOS SANTOS SILVA, J. C.; FERREIRA SILVA, T. G. Caracterização e análise dos espaços públicos da cidade de Arapiraca-AL - DOI 10.5216/ag.v6i4.17854. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 4, p. 137–157, 2012. DOI: 10.5216/ag.v6i4.17854. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/17854. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).