Diagnóstico socioambiental do entorno da Microbacia Hidrográfica do Riacho Namorado no município de São João do Cariri-PB - DOI 10.5216/ag.v6i4.17509
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i4.17509Resumo
Dados dos aspectos sociais da população rural da Microbacia Hidrográfica Riacho Namorado e circunvizinhança, no município de São João do Cariri – PB, foram usados na realização do diagnóstico socioambiental e identificação do perfil dos proprietários rurais. Foram aplicados 25 questionários, seguindo a nomenclatura da Secretaria de Saúde do município. Foram também registradas as coordenadas geográficas de cada propriedade rural para posterior visualização da distribuição das propriedades em uma imagem de satélite da área de estudo. Os principais resultados indicaram que a população amostrada apresenta uma distribuição de faixa etária equilibrada, nível de escolaridade médio até o 5° ano incompleto, são proprietários das terras e residentes a mais de dez anos na região. As famílias utilizam lenha como fonte energética, associada ao gás GLP. As fontes principais de água são cisternas e açudes e os resíduos sólidos são queimados ou eliminados livremente no ambiente. A agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas das propriedades, a renda é composta por apenas um salário mínimo e a produção agropecuária é basicamente para a subsistência das famílias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).