O modelo de vida alienante da “sociedade do consumo” - DOI 10.5216/ag.v6i2.16270
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i2.16270Resumo
Nesse artigo propusemos uma reflexão sobre o significado que o consumo passa a representar na vida de grande parte da sociedade, uma condição “sine qua non” para a felicidade, e como o sistema capitalista, a globalização e o marketing tornam-se grandes estimulantes desse processo. A sociedade se torna alienada por tudo que a envolve, o consumidor passa a alimentar-se de parcialidades, baseando-se em satisfações limitadas e não usufruindo do seu direito de debater assuntos relacionados às políticas públicas, voto e ações públicas ou privadas (SANTOS, 1998). A relação da “Sociedade do Consumo” e as mais variadas teorias sobre a alienação social são de extrema relevância para a análise urbana e social no final do século XX e início do século XXI.
Palavras Chave: Consumo, Alienação, Capitalismo, Marketing e Sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).