Conhecimentos tradicionais na pesca artesanal - DOI 10.5216/ag.v5i2.15477
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v5i2.15477Resumo
O artigo apresenta e discute saberes pautados pela tradição – compreendidos como saberes construídos ao longo das gerações, transmitidos a partir da oralidade e das experiências do cotidiano - frutos de um conhecimento não-científico que tem por base a observação e as orientações das gerações mais experientes. O ícone de referência usado para tecer a discussão é a pesca. Ressaltamos os conhecimentos que permitem ao pescador, entre outros domínios: descobrir os hábitos alimentares dos peixes e de outros animais; orientar-se através dos astros durante a navegação noturna e conhecer o fluxo das marés orientadas pelo ciclo lunar. A pesquisa foi organizada a partir de um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo sobre diversas formas de pescarias nas regiões Norte e Nordeste. A ênfase nos saberes tradicionais faz um paralelo com os conhecimentos científicos a fim de deixar em evidência que é possível no mundo moderno uma complementaridade entre ciência e tradição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-08-26
Como Citar
DE MORAES, S. C. Conhecimentos tradicionais na pesca artesanal - DOI 10.5216/ag.v5i2.15477. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 88–105, 2011. DOI: 10.5216/ag.v5i2.15477. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/15477. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).