Modelagem hidrológica e técnicas de geoprocessamento na estimativa da impermeabilização do solo e escoamento superficial da bacia hidrográfica do Ribeirão Anicuns - Goiânia (GO) - DOI 10.5216/ag.v6i2.15251
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i2.15251Resumo
O presente trabalho trata da avaliação da impermeabilização do solo urbano da bacia hidrográfica do ribeirão Anicuns, que engloba algumas das principais sub-bacias urbanizadas do município de Goiânia. A partir de uma série histórica temporal de chuvas máximas diárias esperadas para a bacia hidrográfica do Anicuns, foi aplicado com o auxílio de técnicas de geoprocessamento o Modelo Hidrológico Curve Number, que é um método bem conhecido e amplamente utilizado para estimar o escoamento superficial. Com o método Curve Number se calcula o coeficiente de escoamento superficial a partir dos diversos percentuais de impermeabilização da cobertura superficial do terreno e das características físicas e umidade antecedente, dos grupos hidrológicos de solos encontrados em uma bacia hidrográfica. Para estimativa dos parâmetros hidrológicos foram utilizadas diversas cartas temáticas elaboradas em meio digitais como: carta de grupo hidrológico de solos, carta de declividade e carta de coberturas superficiais do terreno. Todos os parâmetros hidrológicos considerados foram analisados em conjunto e integrados em ambiente SIG, tendo como resultado final a quantificação e o mapeamento da capacidade de armazenamento do terreno e dos índices de escoamento superficial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-08-28
Como Citar
NUNES, F. G. Modelagem hidrológica e técnicas de geoprocessamento na estimativa da impermeabilização do solo e escoamento superficial da bacia hidrográfica do Ribeirão Anicuns - Goiânia (GO) - DOI 10.5216/ag.v6i2.15251. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 55–74, 2012. DOI: 10.5216/ag.v6i2.15251. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/15251. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).