Chuvas no Cerrado da região Centro-Oeste do Brasil: análise histórica e tendência futura - DOI 10.5216/ag.v6i2.15234

Autores

  • Francisco Fernando Noronha Marcuzzo CPRM - Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais
  • Murilo Raphael Dias Cardoso UFG - Universidade Federal de Goiás
  • Thiago Guimarães Faria UFG - Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v6i2.15234

Resumo

Variações climáticas denotam a importância de estudos na detecção de tendências ou alterações nas séries temporais hidrometeorológicas. Com o objetivo de analisar a precipitação pluvial e tendência futura das chuvas no Cerrado da região Centro-Oeste, realizou-se um estudo com regressão linear e medidas de tendência central e de dispersão dos índices pluviométricos de chuva. Utilizaram-se 150 estações pluviométricas com 30 anos de dados. Foram usadas as médias mensais e anuais de precipitação das séries históricas de dados pluviométricos obtidos da Rede Hidrometeorológica Nacional, que foram submetidos a uma análise preliminar. Para o tratamento estatístico calculou-se a média, a mediana e desvio padrão temporais da precipitação pluviométrica. Como resultados são apresentados a distribuição temporal, análise de regressão linear e estatística, tendência futura mensal e anual e variação da precipitação da média histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Fernando Noronha Marcuzzo, CPRM - Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais

Formado pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) em 2001 - Campus de Botucatu. Mestre em Irrigação e Drenagem pelo Departamento de Engenharia Rural da UNESP (Universidade Estadual Paulista) em 2004 - Campus de Botucatu. Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP (Universidade de São Paulo) Escola de Engenharia de São Carlos em 2008. Pós-doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP (Universidade de São Paulo) Escola de Engenharia de São Carlos. Atualmente é Pesquisador (concursado) em Geociências na área de Engenharia Hidrológica da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) - Serviço Geológico do Brasil - do Ministério de Minas e Energia. Trabalha com engenahria hidrológica, hidráulica, climatologia, evaporação, evapotranspiração, balanço hídrico, programação matemática linear, não linear, e algoritmos genéticos. Tem experiência na área de Engenharia de Recursos Hídricos, com ênfase em hidrologia, hidrometria, hidráulica e irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: fluviometria, pluviometria, pesquisa operacional, otimização matemática linear e não linear, algoritmos genéticos. Revisor de diversos periódicos científicos.

Murilo Raphael Dias Cardoso, UFG - Universidade Federal de Goiás

Graduando em Geografia na UFG (Universidade Federal de Goiás) foi estágiário no LAPIG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) com bolsa da University of New Hampshire, foi monitor das disciplinas de Geoprocessamento e Cartografia com bolsa da UFG. Hoje faz estágio na área de Geoprocessamento do Ministério Público do Estado de Goiás e na CPRM participando de estudos sobre recursos hídricos. Tem interesse em estudos dos biomas, principalmente o Cerrado, preservação dos recursos hídricos, climatologia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e programação.

Downloads

Publicado

2012-08-28

Como Citar

MARCUZZO, F. F. N.; CARDOSO, M. R. D.; FARIA, T. G. Chuvas no Cerrado da região Centro-Oeste do Brasil: análise histórica e tendência futura - DOI 10.5216/ag.v6i2.15234. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 112–130, 2012. DOI: 10.5216/ag.v6i2.15234. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/15234. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos