Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v5i1.13834Resumo
O uso da Cartografia nas aulas de Geografia é muito recorrente. Os mapas são requisitados para contribuir na localização e, principalmente, na espacialização dos fenômenos que integram a realidade. No entanto, além de desenvolver a leitura dos mapas a escola precisa criar condições para que os alunos possam produzir/construir mapas. Para isto, o mapa mental é um recurso que possibilita ao estudante a construção de uma representação espacial sobre um determinado espaço de forma mais autônoma, por ser proveniente de interpretações do campo social coletivo e particular dos indivíduos (Gould & White apud TEIXEIRA, 2001). Com base nesses pontos organizamos uma pesquisa que teve como objetivo analisar a produção de mapas mentais de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Além disso, este estudo buscou conhecer e interpretar as diferenças e as semelhanças no desenvolvimento da construção dos mapas mentais por alunos do EF e EM, bem como no uso dos signos cartográficos e na relação desta representação espacial com o conhecimento geográfico ensinado aos alunos durante a Educação Básica.Downloads
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Publicado
2011-04-06
Como Citar
RICHTER, D.; DE FARIA, G. G. Conhecimento geográfico e cartografia: produção e análise de mapas mentais - DOI 10.5216/ag.v5i1.13834. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 250–268, 2011. DOI: 10.5216/ag.v5i1.13834. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/13834. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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