Estudo do turismo na microrregião “Caminho das Origens” – RS, no recorte dos municípios de Jaguari, Nova Esperança do Sul e São Francisco de Assis/RS - DOI 10.5216/ag.v5i1.13833
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v5i1.13833Resumo
Este trabalho tem como foco principal o estudo da Rota Caminho das Origens, no recorte dos municípios de Jaguari, Nova Esperança do Sul e São Francisco de Assis, para verificar as condições e fases do processo de planejamento entre os três municípios. O desenvolvimento dessa pesquisa busca na fundamentação teórica as seguintes bases conceituais: Políticas Públicas, Planejamento Turístico, Desenvolvimento Regional e Regionalização. A metodologia valeu-se do estudo no campo da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, e os procedimentos metodológicos adotados foram: levantamento bibliográfico; pesquisa documental; entrevistas semi-estruturadas; pesquisa de campo, valendo-se de visitas técnicas, e levantamento fotográfico. A análise e discussão dos resultados mostram que a Rota Caminho das Origens precisa de um planejamento e desenvolvimento, e que os municípios têm potencial turístico, só que não estão preparados para receber o turista. Conclui-se que estes municípios entendem que o desenvolvimento turístico em nível regional é a melhor escolha, embora ainda precisem de articulação entre si e fortalecimento para conseguirem viabilizar um roteiro que os una.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-04-06
Como Citar
SAQUETT, P. S.; DA SILVA, A. P. Estudo do turismo na microrregião “Caminho das Origens” – RS, no recorte dos municípios de Jaguari, Nova Esperança do Sul e São Francisco de Assis/RS - DOI 10.5216/ag.v5i1.13833. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 219–249, 2011. DOI: 10.5216/ag.v5i1.13833. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/13833. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).