Características da produção sucroalcooleira na microrregião Ceres – GO: uma abordagem sobre as políticas, a safra e a obtenção de terras - DOI 10.5216/ag.v5i1.13832
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v5i1.13832Resumo
A microrregião Ceres destaca-se no Centro Goiano na produção de cana-de-açúcar e na quantidade de empreendimentos sucroalcooleiros, sendo 6 em funcionamento e 5 em processo de cadastro/implantação. Algumas políticas públicas destacaram-se no processo de uso e ocupação dessa região; algumas influenciaram sobremaneira a expansão canavieira, bem como a implantação de empreendimentos sucroalcooleiros; podem-se citar: a CANG, o Proálcool, e os Programas de incentivos fiscais, como o Fomentar e o Produzir. A dinâmica do município e região, a qual o empreendimento está instalado é modificada pela atividade canavieira; um exemplo claro é a dinâmica de obtenção de terras para o cultivo da cana, que perpassa as fronteiras dos municípios sede das usinas, ou seja, os municípios vizinhos produzem cana, por meio de arrendamentos de terras, para serem beneficiadas nos municipios que contêm usinas. Os arrendamentos acabam beneficiando os produtores com grandes propriedades rurais, além de ser fator para o êxodo rural e outras consequências negativas, como o desemprego estrutural do pequeno produtor na cidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-04-06
Como Citar
FERREIRA, L. C. G.; DE DEUS, J. B. Características da produção sucroalcooleira na microrregião Ceres – GO: uma abordagem sobre as políticas, a safra e a obtenção de terras - DOI 10.5216/ag.v5i1.13832. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 196–218, 2011. DOI: 10.5216/ag.v5i1.13832. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/13832. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).