Os saberes tradicionais dos indígenas Kaiowá de Dourados-MS: transformações culturais através do tempo - DOI 10.5216/ag.v5i1.13825
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v5i1.13825Resumo
O presente artigo tem como objetivo socializar um estudo sobre a evolução bem como os efeitos provocados ao longo do tempo nos saberes tradicionais das comunidades indígenas Kaiowá, habitantes da Reserva Indígena de Dourados. A fundamentação da pesquisa foi obtida por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo junto à comunidade estudada. Os resultados parciais sinalizam que os indígenas em detrimento da globalização vêm sofrendo interferências significantes no modo de ser tradicional, ou seja, os induz na necessidade de reconfiguração cultural para lutar por seu reconhecimento étnico bem como a inclusão social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-04-06
Como Citar
DE JESUS, D. L.; WENCESLAU, M. E. Os saberes tradicionais dos indígenas Kaiowá de Dourados-MS: transformações culturais através do tempo - DOI 10.5216/ag.v5i1.13825. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 64–84, 2011. DOI: 10.5216/ag.v5i1.13825. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/13825. Acesso em: 16 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).