ECOPERFORMANCE & ECOPANFORMANCE

Autores

  • Alexandre Silva Nunes Universidade Federal de Goiás. UFG, Goiânia, Goiás, Brasil, alexandrenunes@ufg.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.77940

Resumo

Neste ensaio são apresentadas algumas ideias acerca de uma possível conceituação da ecoperformance, a partir das primeiras formulações realizadas pela Taanteatro Companhia, em associação a uma digressão livre acerca da origem da arte da performance e dos estudos da performance, associadas às ideias de Antonin Artaud. Em seguida, o ensaio apresenta o imaginário que impulsionou a criação do videoarte denominado Ecopanformance, realizado durante a pandemia de covid-19 e tomando por base a mitologia de Pan e Eco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Silva Nunes, Universidade Federal de Goiás. UFG, Goiânia, Goiás, Brasil, alexandrenunes@ufg.br

Alexandre Silva Nunes é doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005) e Licenciado em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). É Professor Associado da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena e nos cursos de graduação em Teatro e Direção de Arte. É líder do grupo de pesquisa ÍMAN - Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena, coordenador do LABORSATORI - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena e do Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás - FUGA. É co-fundador dos Encontros Arcanos - evento itinerante de pesquisa interdisciplinar das relações entre arte, mito e imaginário. Na UFG, foi também membro do Conselho Deliberativo da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural - RTVE (2014-2015) e é autor do livro ATOR, SATOR, SATORI - Labor e Torpor na Arte de Personificar, publicado pela Editora da UFG.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

SILVA NUNES, A. ECOPERFORMANCE & ECOPANFORMANCE. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 9, n. 1, p. 512–522, 2023. DOI: 10.5216/ac.v9i1.77940. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/77940. Acesso em: 27 abr. 2024.