A DANÇA SILENCIOSA DA TERRA

Autores

  • Sidnei Puziol Junior Universidade Estadual de Maringá, UEM , Maringá, Parané, Brasil, taanteatro@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.77937

Resumo

O presente texto aborda a relação entre natureza e ser humano por meio da ecoperformance, visando estabelecer uma conexão profunda entre o indivíduo e o ambiente natural. Através da prática da ecoperformance e da dança, é possível explorar a poética da terra e do solo, que se tornam elementos capazes de estimular a metamorfose do corpo, proporcionando uma experiência poética. O texto também aborda as possibilidades de metamorfose por meio da dança butô, uma forma de expressão artística intimamente relacionada à natureza do Japão e a ancestralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnei Puziol Junior, Universidade Estadual de Maringá, UEM , Maringá, Parané, Brasil, taanteatro@gmail.com

Sidnei Puziol Junior é Licenciado em Artes Cênicas com ênfase em Teatro na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desenvolve sua pesquisa e linguagem artística fruto de inquietações e memórias advindas de sua vivência em Butoh, dança de origem japonesa e as poéticas do corpo. Apto a atuar como agente da área de teatro na sociedade, promovendo a consolidação do conhecimento teatral junto à rede escolar, às instituições culturais, projetos sociais, órgãos públicos e grupos artísticos, além de se dedicar à pesquisa.

Referências

BAIOCCHI, Maura. Welcome Words. In: PANNEK, Wolfgang (org.). Ecoperformance: volume 1. São Paulo: Transcultura, 2022. p. 8-11.

BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2008.

BAIRD, Bruce. Tatsumi Hijikata and butô: dancing in a pool of gray grits. New York: Palgrave Macmillan, 2012.(4)

OHNO, Kazuo. Treino E(m) Poema. São Paulo: N-1 Edições, 2016. Tradução de Tae Suzuki.

Viala, Jean, and Nourit Masson-Sekine. 1988. Butoh: Shades of Darkness. Japan: Shofunotomo.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

PUZIOL JUNIOR, S. A DANÇA SILENCIOSA DA TERRA. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 9, n. 1, p. 497–504, 2023. DOI: 10.5216/ac.v9i1.77937. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/77937. Acesso em: 27 abr. 2024.