A DANÇA SILENCIOSA DA TERRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.77937Resumo
O presente texto aborda a relação entre natureza e ser humano por meio da ecoperformance, visando estabelecer uma conexão profunda entre o indivíduo e o ambiente natural. Através da prática da ecoperformance e da dança, é possível explorar a poética da terra e do solo, que se tornam elementos capazes de estimular a metamorfose do corpo, proporcionando uma experiência poética. O texto também aborda as possibilidades de metamorfose por meio da dança butô, uma forma de expressão artística intimamente relacionada à natureza do Japão e a ancestralidade.
Downloads
Referências
BAIOCCHI, Maura. Welcome Words. In: PANNEK, Wolfgang (org.). Ecoperformance: volume 1. São Paulo: Transcultura, 2022. p. 8-11.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2008.
BAIRD, Bruce. Tatsumi Hijikata and butô: dancing in a pool of gray grits. New York: Palgrave Macmillan, 2012.(4)
OHNO, Kazuo. Treino E(m) Poema. São Paulo: N-1 Edições, 2016. Tradução de Tae Suzuki.
Viala, Jean, and Nourit Masson-Sekine. 1988. Butoh: Shades of Darkness. Japan: Shofunotomo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sidnei Puziol Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.