AQUA MOVE
Prática de hidroimprovisação para dançar o Simbioceno
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.76353Resumo
O presente artigo discute a urgência do fortalecimento do Simbioceno e a necessidade de um retorno às nossas origens aquáticas como prática de metamorfose, abordando questões como o desenvolvimento de um hidropensamento e de uma atitude hídrica que revolvam os padrões já reconhecidos e lineares de atuação antropocênica no mundo. O texto propõe o reconhecimento da aquacidade do corpoespaço como um possível elemento disparador de mudanças socioambientais, rumo à construção da Sumbiocracia. Para colaborar nesse processo, a autora propôs como produção pedagógica e artística a sensibilização por meio da metodologia inédita de hidroimprovisação Aqua Move, colocando em diálogo esta prática com os conceitos abordados pelos pensadores Astrida Neimanis, Theodor Schwenk, Glenn Albrecht e Gavin Van Horn. Assim, dispara-se uma reflexão sobre como reconfigurar as noções de comunidade através de inter-relações simbióticas.
Downloads
Referências
ALBRECHT, Glenn; VAN HORN, Gavin. Exiting the Anthropocene and Entering the Symbiocene. Illinois: 2016. Disponível em: https://humansandnature.org/exiting-the-anthropocene-and-entering-the-symbiocene/. Acesso em: 29 mai. 2023.
BACHELARD, Gaston, 1884-1962. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
COHEN, Bonnie Bainbridge. Sentir, perceber e agir: educação somática pelo método Bosy-Mind-Centering. Tradução de Denise Maria Bolanho. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.
DULL, Harold. Watsu: exercícios para o corpo na água. São Paulo: Summus, 2001.
HOLANDA, Gabriela Wanderley. Sopro d’água: corpo-ambiente em fluxo criando (de)composições em dança. Local: Programa de Pós-Graduação/Universidade Federal da Bahia, 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)
NEIMANIS, Astrida. Hydrofeminism: Or, On Becoming a Body of Water. In GUNKEL, Henriette; NIGIANNI, Chrysanthi; SÖDERBÄCK, Fanny. Undutiful Daughters: Mobilizing Future Concepts, Bodies and Subjectivities in Feminist Thought and Practice, Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2012, p. 96 – 115.
NOE, Miguel Burkart. Danza cardumen: el mensaje del agua. Argentina: Movimiento Acuático, 2019.
PIZARRO, Diego. Contato-improvisação no Brasil: trajetórias, diálogos e práticas. Brasília: Athalaia Gráfica e Editora, 2022.
___________. [Por que ambiente aquático é propício aos estudos dos Padrões Neurocelulares Básicos]. WhatsApp: 25 out. 2023. 09:09. 1 mensagem de WhatsApp.
QUEIROZ, Juliane Gonçalves; BARBOSA, Bruna Monteiro. Dança na água: a pesquisa acadêmica como práxis educativa. Ensino em Perspectivas. Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/. Acesso em: 10 mai. de 2023.
SCHWENK, Theodor. El caos sensible: creación de las formas por los movimientos del agua y aire. Madrid: Editorial Rudolf Steiner, 2010.
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS
BMC no Brasil, 2023. Disponível em: https://bmcnobrasil.com.br/. Acesso em: 06 dez. 2023.
CHARLANDO CON GONZALO URRUTIA, 2015. Entrevista a la creadora de Janzu Megumi Naguiki. Disponível em: https://youtu.be/SXJzpbt5k4s?si=umYQF2BpnWcMOFA-. Acesso em: 06 dez 2023
Contato-Improvisação, 2023. Disponível em: https://contatoimprovisacao.wixsite.com/cibr . Acesso em: 06 dez. 2023.
Encima da Chapada: encontro de Contato-Improvisação. Disponível em: https://encimadachapada.com/. Acesso em: 06 dez. 2023.
Liquid Cosmos. Disponível em: https://liquidcosmosh2o.wixsite.com/agua. Acesso em: 06 dez. 2023.
Liquid Zome, 2023. Disponível em: https://liquidzome.com/pt-pt/aguahara/ . Acesso em: 06 dez. 2023.
Macacos Aquáticos. Disponível em: https://www.institutonau.org/macacos-aquaticos. Acesso em: 06 dez. 2023.
MUNDIM, Ana. Aqua Move. Youtube; 19 de mai 2023. Disponível em: https://youtu.be/Wrf8Gf7FVYI?si=TZQp-PGFhdzTk1Vo . Acesso em: 06 dez. 2023.
MUNDIM, Ana. Depoimentos Aqua Move. Youtube; 19 de mai 2023. Disponível em: https://youtu.be/2m_19tY9qJs?si=x2AcvgSEUgqSmtiF. Acesso em: 06 dez. 2023.
MUNDIM, Ana. Enlevo. Youtube; 25 de set. 2023. Disponível em: https://youtu.be/MzTkhr0GV0c?si=8yASJMwf-lq3Yzo4. Acesso em: 06 dez. 2023.
MUNDIM, Ana. Aqua Move: vocabulário. Youtube; 22 de nov. 2023. Disponível em: https://youtu.be/gnWuTGLokxk . Acesso em: 06 dez. 2023.
Project Limb. Disponível em: https://www.projectlimb.net/. Acesso em: 06 dez. 2023.
Terapia aquática Aguavida. Disponível em: https://www.aguavidaterapia.com/. Acesso em: 06 dez. 2023.
Watsu América Latina, 2023. Disponível em: http://www.watsu-la.org.br. Acesso em: 06 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Carolina da Rocha Mundim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.