INFLUXOS ARTAUDIANOS E AS SABENÇAS DO ILÊ ASÈ OGUM ALAKORÔ
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.76095Resumo
Influxos Artaudianos é um laboratório de investigação para as artes da cena sobre qualidades da presença e materialidades da energia, ministrado e desenvolvido pela atriz e arteterapeuta junguian Adriana Rolin com base na sua pesquisa de doutoramento (IA/UERJ/CAPES) que põe em cruzo: os escritos metafóricos de Antonin Artaud, as técnicas do Ateliê de Pesquisa do Ator (APA) com os estudos do imaginário em Carl Gustav Jung e com a Mitologia Yorubá, a partir das sabenças do terreiro Ilê Asè Ogum Alakorô, situado em Magé no Rio de Janeiro. Nesta alquimia vem-se criando um caminho pedagógico que se pretende curativo, além de cênico. O recorte deste artigo recai especificamente sobre a prática cênico-pedagógica Influxos Artaudianos em atravessamento com os ensinamentos do Babalorixá Paulo de Ogum.
Downloads
Referências
ANTONIN, Artaud. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BAIOCCHI, Maura. Taanteatro: Teatro Coreográfico de Tensões. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.
DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.
JUNG, Carl Gustav. O Homem e os seus Símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964.
MARTINS, Leda Maria. Performances da Oralitura. Limites e Fronteiras, 2019.
QUILICI, Cassiano. Antonin Artaud: Teatro Ritual. São Paulo: Ed. Annablume, 2012.
XXXXX. Influxos Artaudianos via Cartografia do Sul. Artigo. Revista Conccinitas: UERJ, ano 19, número 34, dezembro de 2018.
________________. Yriádobá Da Ira à Flor: Influxos Artaudianos via Mitodologia em Arte. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
________________. Influxos Artaudianos: Mitologia Yorubá e Processos Decoloniais para as Artes da Cena: ABRACE, ano 19, número 34, dezembro de 2021.
ROLNIK, Suely. Esperas da Insurreição. Rio de Janeiro: N-1 Edições, 2019.
SILVEIRA, Nise. Imagens do Inconsciente. Rio de Janeiro: Alhambra, 1981.
VIRMAUX, Alain. Artaud e o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Rolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.