Butô e Formas Animadas
A partir de Tatsumi Hijikata E Tatsuhiko Shibusawa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v8i1.73424Resumo
O presente artigo visa partilhar reflexões sobre o conceito de formas animadas a partir do teatro de marionetes denominado bunraku em contraste com o object, termo apropriado do movimento surrealista e assimilado pelo escritor Tatsuhiko Shibusawa e desdobramentos na dança butô de Tatsumi Hijikata. Aqui, discute-se a ideia de animacidade partindo do princípio tangente à seres biologicamente ativos, em especial, marionetes e manifestações imanentes da natureza como doenças e youkais, a fim de ampliar a percepção sobre os corpos e sobre o movimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thiago Abel, Daniel Aleixo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.