Desvios do espetáculo autobiográfico Revele!

Autores

  • João Sanches Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, joaoright@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v8i1.72495

Resumo

O artigo discute as principais estratégias de desvio do espetáculo autobiográfico Revele!, encenado em Salvador nos anos de 2018 e 2019. A perspectiva teórica do trabalho baseia-se nas noções de crise do drama e desvio, formuladas respectivamente por Peter Szondi e por Jean-Pierre Sarrazac, em articulação com noções ampliadas de dramaturgia como as propostas pelos teóricos José Sanchez e Joseph Danan. O estudo ainda dialoga com o trabalho de outros artistas e teóricos como Fernando Kinas, Patrice Pavis e Erika Fischer-Lichte. O texto apresenta uma análise dos principais aspectos da referida montagem baiana que se diferenciam de poéticas tradicionais, ou de concepções estéticas majoritárias, e que são recorrentes no teatro contemporâneo, particularmente nas formas cênicas conhecidas como peça-conferência, ou conferência-espetáculo. Os desvios identificados no estudo indicam como principais estratégias dessas formas a enunciação direta para a plateia, o discurso monodramático e as tentativas de emersão do real em cena.

 

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

SANCHES, J. Desvios do espetáculo autobiográfico Revele! . Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 8, n. 1, 2022. DOI: 10.5216/ac.v8i1.72495. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/72495. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Temas Variados