TODA DANZA VALE

Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensibles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.66560

Resumo

Resumo:

O presente texto propõe um exercício poético-político exploratório, que tem como objetivo

discutir a noção do valor da dança. Em cinco partes, apresentamos uma série de abordagens, conceitos, perguntas e experiências pessoais relacionadas às condições da existência sensível, memória e durabilidade da dança. Situamos estes aspectos em relação aos mecanismos de produção, valorização e marginalização da dança e suas implicações corporais, políticas e sensíveis, tanto em nós, quanto naqueles que participam indiretamente da construção deste relato coletivo. Entre uma ideia hegemônica e funcional da dança e uma ideia de resistência contra ela, apresentamos uma terceira forma de re-existência singular-plural de dança, que é inapropriável e tende a ressonância. Para tanto, revisamos materiais teóricos, nossas próprias fontes experimentais e comentários informais coletados desde 2008 até o presente. Esperamos que esta ação escrita contribua para ampliar o questionamento teórico da dança, entendida exclusivamente a partir do espaço cênico, do paradigma da subjetividade e da ideia de eficácia estética, para uma compreensão extra-cênica, infrapolítica e anti-hierárquica dos motivos e condições da dança na vida daqueles que, entre outras coisas, dançam.

Palavras-chave: dança; danças singulares; imanência; ressonância; infrapolítica 

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Biografia do Autor

Paulina Abufhele Meza, Escuela Exploratoria Artística ISUCH, Santiago, Chile.

Paulina Abufhele Meza es bailarina, investigadora y docente especializada en artes escénicas. Licenciada en Danza con estudios y experiencias autodidactas en coreografía (UNC), dramaturgia (CCE Santiago), crítica escénica (LAB Escénico) y gestión cultural. Ha dictado cursos de danza y práctica escénica en Universidad ARCIS, Instituto Projazz, Escuela Exploratoria Artística ISUCH, Balmaceda Arte Joven, Escuela de Danzas Ébano, Tanzschule Tonleiter, Jugendzentrum Schonnebeck, Akademie der Kulturen NRW y Kreativzentrum ART.62. Como bailarina ha integrado las agrupaciones Proyecto Ekeka, Colectivo UNO1, Circo Teatro Norte, Compañía Tentempié, Compañía NervenZellen, Dintje Dance Kompanie, Colectivo En Degradé, Colectivo Bailamérica y Compañía Artística Evenmax. Colabora con Colectivo Mapocho, FI(e)LTRO Editores y Holojazz, y participa en grupos de lectura, encuentros de discusión, y publicaciones sobre arte y cultura.

Santiago Diaz, Universidad Nacional de Mar del Plata, Mar del Plata, Argentina.

Santiago Diaz, es investigador autónomo de las corporalidades y las artes performáticas. Docente de Filosofía (UNMdP), Especialista en Epistemologías del Sur (Clacso), Diplomado en Educación Sexual Integral (UNSAM). Le debe a la Maestría en Estéticas Contemporáneas Latinoamericanas (UNDAV) la investigación sobre las corporalidades estético-políticas de las prácticas performáticas decoloniales latinoamericanas. Realiza actualmente una tesis en el Doctorado en Educación de la Universidad Nacional de Rosario, sobre las epistemologías y las pedagogías decoloniales que las performances corporantes favorecen en nuestras territorialidades del sur. Es docente de Antropología de los Cuerpos en el ISFD84 y en el Instituto del Profesorado de Arte en la Carrera de Danza-Expresión Corporal. Autor de "Juegos de la Subjetividad. Imágenes lúdicas en Gilles Deleuze", publicado en 2012. Es integrante del grupo Descentradxs - Descentrar la Investigación en Danza.

Publicado

2020-12-26

Como Citar

ABUFHELE MEZA, P.; DIAZ, S. TODA DANZA VALE: Contra lo instituyente de la danza en la jerarquía de los danzares sensibles. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 2, p. 34–67, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i2.66560. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66560. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Eixo 1: Manifestos Descentrados