AUTORIAS DA AUDIÊNCIA

Estratégias de participação para a criação na dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.65545

Resumo

Este texto trata de um projeto artístico de caráter teórico-prático sobre a participação de audiências no campo da dança contemporânea, realizado no Chile entre os anos 2018 e 2020. Nele, se investiga a noção de arte relacional e os elementos a considerar em uma proposta dancística destas características. Para isso cria-se um modelo de dispositivo relacional que tem como eixo central a afetação do corpo da audiência, a qual se favorece por meio de diversas estratégias de participação. O processo criativo e os resultados da presente proposta se trabalharam através de uma metodologia de investigação dirigida pela prática (practice led-research). Finalmente, este trabalho também é uma reflexão em torno às implicâncias políticas e sociais da dança relacional no contexto no qual se insere.

Palavras-chave
participação de audiências; dança; arte relacional; corpo; dispositivo

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rojas Cannobbio, Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile.

Artista escénica, docente e investigadora en el área del movimiento y la performance. Titulada en actuación en la UC Chile, Magister en Performance, y en Dirección del Movimiento en Royal Central School of Speech and Drama, UK. Es creadora colaboradora de los colectivos Co-inspirantes y Teatro del Sonido. Actualmente trabaja como docente en la Escuela de Teatro de la Universidad Católica de Chile.

Loreto Caviedes Jeria, Pesquisadora Independente, Santiago, Chile.

Creadora, investigadora y pedagoga en danza. Titulada en danza con mención en pedagogía de la Universidad Academia Humanismo Cristiano, Chile. Es creadora colaboradora de los colectivos Co-inspirantes y En-puja. Como investigadora forma parte del Núcleo de Investigación sobre Corporalidad y Artes Escénicas.

Publicado

2020-12-26

Como Citar

ROJAS CANNOBBIO, C.; CAVIEDES JERIA, L. AUTORIAS DA AUDIÊNCIA: Estratégias de participação para a criação na dança. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 2, p. 342–379, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i2.65545. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/65545. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Eixo 3: Antropologias