ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS
LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54973Resumo
O presente artigo trata sobre a atuação docente de Jacques Lecoq na formação de arquitetos junto a Escola Nacional Superior das Belas Artes de Paris, na Unidade Pedagógica de Arquitetura nº 6, atualmente Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris La Villette, de 1969 a 1987. Neste período, ele desenvolveu duas disciplinas que eram relacionadas ao campo da Cenografia Experimental: Laboratório de Estudo do Movimento e Laboratório de Arquitetura Dramática. Estas disciplinas deram origem ao projeto autônomo e homônimo do Laboratório de Estudo do Movimento (LEM), ligado à Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, fundado em 1976 e em atividade até os dias de hoje. O artigo, elaborado a partir de fontes documentais, apresenta conteúdos e práticas metodológicas das ementas destas duas disciplinas. Diante do pouco material bibliográfico deixado por Lecoq, estes documentos ajudam a conhecer estas práticas e a compreender fundamentos de sua pedagogia, tanto para a formação de atores quanto de cenógrafos e arquitetos. O ensino proposto nas décadas de 1970 e 1980, não correspondia a uma instumentação para a produção de cenários, mas a um processo de sensibilização e desenvolvimento de um olhar poético a partir de relações fenomenológicas do estudante com o seu entorno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.