ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS

LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL

Autores

  • Ismael Scheffler Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54973

Resumo

O presente artigo trata sobre a atuação docente de Jacques Lecoq na formação de arquitetos junto a Escola Nacional Superior das Belas Artes de Paris, na Unidade Pedagógica de Arquitetura nº 6, atualmente Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris La Villette, de 1969 a 1987. Neste período, ele desenvolveu duas disciplinas que eram relacionadas ao campo da Cenografia Experimental: Laboratório de Estudo do Movimento e Laboratório de Arquitetura Dramática. Estas disciplinas deram origem ao projeto autônomo e homônimo do Laboratório de Estudo do Movimento (LEM), ligado à Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, fundado em 1976 e em atividade até os dias de hoje. O artigo, elaborado a partir de fontes documentais, apresenta conteúdos e práticas metodológicas das ementas destas duas disciplinas. Diante do pouco material bibliográfico deixado por Lecoq, estes documentos ajudam a conhecer estas práticas e a compreender fundamentos de sua pedagogia, tanto para a formação de atores quanto de cenógrafos e arquitetos. O ensino proposto nas décadas de 1970 e 1980, não correspondia a uma instumentação para a produção de cenários, mas a um processo de sensibilização e desenvolvimento de um olhar poético a partir de relações fenomenológicas do estudante com o seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Scheffler, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Teatro (UDESC). Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

SCHEFFLER, I. ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS: LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i2.54973. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54973. Acesso em: 19 maio. 2024.