DA SOLIDEZ DOS AFETOS INCONCLUSOS

A CIDADE DE WONG KAR WAI

Autores

  • Elizabeth Motta Jacob Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54418

Resumo

Resumo:

Este estudo apresenta nossas reflexões sobre a representação da cidade na obra cinematográfica de Wong Kar-Wai. Para nos aproximarmos das relevantes reflexões deste cineasta sobre a paisagem urbana e a inserção do homem em seu seio, achamos importante entender a própria noção de espaço no cinema e trabalhar com as imagens por este diretor criadas a partir de sua potência de gerar percepções sinestésicas e visualidades hápticas. O interesse deste estudo deixa recair seu foco no espaço diégético e nas instâncias narrativas que o funda, no espaço profílmico e extra fílmico e nos mecanismos próprios à linguagem cinematográfica que são capazes de produzir formas específicas de apreensão do espaço. Nos ateremos à criação de visualidades hápticas e de atmosferas fílmicas que serão relevantes para a construção da visualidade das cidades e seus imbricamentos com o destino dos personagens na obra de Wong Kar Wai a partir do ponto de vista da Direção de Arte.

Of the solidity of the unfinished affections: the city of Wong Kar Wai

Abstract:

This study presents our reflections on the representation of the city in Wong Kar-Wai's cinematographic work. In order to approach the relevant reflections of this filmmaker on the urban landscape and the insertion of the man in his bosom, we find it important to understand the very notion of space in the cinema and to work with the images by this director created from his power to generate synesthetic perceptions and haptic visuals. The interest of this study leaves its focus on the diegetic space and the narrative instances that found it, in the profilmic and extra-filmic space and in the mechanisms proper to the cinematographic language that are capable of producing specific forms of space apprehension. Let us focus on the creation of haptic visuals and film atmospheres that will be relevant to the construction of the city's visuality and their entanglements with the fate of the characters in Wong Kar Wai's work from the point of view of the Art Direction.

Keywords: Art Direction, Haptic Visual, city

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Motta Jacob, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Teatro pela UNIRIO, Mestre em Comunicação Social pela UFF, DEU em Esthètique: Cinema, Television et Audiovisuel - Université de Paris I Pantheon Sorbonne, Bacharel e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Curso de Comunicação Visual - Design, EBA/UFRJ , Coordenadora e Professora do Curso de Pós Graduação em Artes da Cena, UFRJ. Conceituou, implantou e coordenou a Pós-graduação em Direção de Arte na Universidade Estácio de Sá onde foi professora dos cursos de Cinema e de Produção Audiovisual. Professora convidada pela "Escuela Internacional de Cine e Tv", Cuba. Trabalhou para The Survivors of the Shoah Archives de Steven Spielberg na realização de uma série de documentários hoje disponibilizados no Museu do Holocausto em Washington - DC. Trabalhou para diversas emissoras de televisão no Brasil e no exterior. Trabalha atualmente com questões relativas à Cena Expandida. Áreas de concentração: Cinema, Cena Expandida, Design, Direção de Arte, Comunicação Visual e criação de material grafotatil para educação de cegos e pessoas com baixa visão.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

JACOB, E. M. DA SOLIDEZ DOS AFETOS INCONCLUSOS: A CIDADE DE WONG KAR WAI. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i2.54418. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54418. Acesso em: 26 dez. 2024.