DA SOLIDEZ DOS AFETOS INCONCLUSOS
A CIDADE DE WONG KAR WAI
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54418Resumo
Resumo:
Este estudo apresenta nossas reflexões sobre a representação da cidade na obra cinematográfica de Wong Kar-Wai. Para nos aproximarmos das relevantes reflexões deste cineasta sobre a paisagem urbana e a inserção do homem em seu seio, achamos importante entender a própria noção de espaço no cinema e trabalhar com as imagens por este diretor criadas a partir de sua potência de gerar percepções sinestésicas e visualidades hápticas. O interesse deste estudo deixa recair seu foco no espaço diégético e nas instâncias narrativas que o funda, no espaço profílmico e extra fílmico e nos mecanismos próprios à linguagem cinematográfica que são capazes de produzir formas específicas de apreensão do espaço. Nos ateremos à criação de visualidades hápticas e de atmosferas fílmicas que serão relevantes para a construção da visualidade das cidades e seus imbricamentos com o destino dos personagens na obra de Wong Kar Wai a partir do ponto de vista da Direção de Arte.
Of the solidity of the unfinished affections: the city of Wong Kar Wai
Abstract:
This study presents our reflections on the representation of the city in Wong Kar-Wai's cinematographic work. In order to approach the relevant reflections of this filmmaker on the urban landscape and the insertion of the man in his bosom, we find it important to understand the very notion of space in the cinema and to work with the images by this director created from his power to generate synesthetic perceptions and haptic visuals. The interest of this study leaves its focus on the diegetic space and the narrative instances that found it, in the profilmic and extra-filmic space and in the mechanisms proper to the cinematographic language that are capable of producing specific forms of space apprehension. Let us focus on the creation of haptic visuals and film atmospheres that will be relevant to the construction of the city's visuality and their entanglements with the fate of the characters in Wong Kar Wai's work from the point of view of the Art Direction.
Keywords: Art Direction, Haptic Visual, city
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.