A TÉCNICA CORPORAL NA DANÇA: REDIMENSIONAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

Autores

  • Giuliano Souza Andreoli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.48866

Palavras-chave:

dança, corpo, técnica corporal, subjetividade.

Resumo

Neste artigo, demarco uma área de debate dentro do campo teórico da dança, organizando um pensamento em torno da questão do corpo na sua dimensão técnico-criativa. Abordo o conceito de “técnicas corporais” de Marcel Mauss e aponto articulações entre este autor e o debate sobre o sujeito na teoria cultural contemporânea. Em seguida, critico alguns dos enunciados presentes no discurso pedagógico da dança na atualidade, onde procuro denunciar a tendência a certas oposições binárias entre  reprodução/criação e condicionamento/liberdade. 

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Biografia do Autor

Giuliano Souza Andreoli, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Professor de Historia da Dança, Antropologia e Dança e Teorias da Dança no curso de licenciatura em dança da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

ANDREOLI, G. S. A TÉCNICA CORPORAL NA DANÇA: REDIMENSIONAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 2, p. 086–107, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i2.48866. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/48866. Acesso em: 5 nov. 2024.