A TÉCNICA CORPORAL NA DANÇA: REDIMENSIONAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.48866Palavras-chave:
dança, corpo, técnica corporal, subjetividade.Resumo
Neste artigo, demarco uma área de debate dentro do campo teórico da dança, organizando um pensamento em torno da questão do corpo na sua dimensão técnico-criativa. Abordo o conceito de “técnicas corporais” de Marcel Mauss e aponto articulações entre este autor e o debate sobre o sujeito na teoria cultural contemporânea. Em seguida, critico alguns dos enunciados presentes no discurso pedagógico da dança na atualidade, onde procuro denunciar a tendência a certas oposições binárias entre reprodução/criação e condicionamento/liberdade.
Downloads
Referências
ANDREOLI, Giuliano S. Dança, Gênero e Sexualidade: um olhar cultural. Conjectura, v.15, n.1, jan/abr, 2010.
BOURDIEU, Pierre Questions de sociologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
DA MATTA, Roberto. Individualidade e liminaridade: considerações sobre os ritos de passagem e a modernidade. Mana. 6 (10), 7-29, 2000.
DANTAS, Monica. Movimento: matéria prima e visibilidade da dança. Movimento. Ano IV, n°6, 1997/1
DOUGLAS, Mary. Natural Symbols. Harmondsworth: Penguin. 1973.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Uma história dos costumes. v. 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1994.
FERNANDES, Ciane. Quando o Todo é mais que a Soma das Partes: somática como campo epistemológico contemporâneo Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 9-38, jan./abr. 2015.
FORTIN, Sylvie. L’education somatic et la formation en danse. Nouvelles de Danse. Bruxelas : Contradanse, n.. 28, p. 15-30, 1996.
FORTIN, Sylvie; VIERIA, Adriane; TREMBLAY, Martyne. A experiência de discursos na dança e na educação somática. Movimento, vol. 16, núm. 2, abril-junho, 2010, pp. 71-91. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.
FOUCAULT, Michel. A História da Sexualidade I: A vontade de Saber. Rio de Janeiro. Graal. 2003.
GEERTZ, Clifford. The interpretation of cultures. New York: Basic Books, 1973.
GIDDENS, Anthony. Central problems in social theory: action, structure and contradiction in social analysis. Berkeley: University of California Press, 1979.
GOFFMAN, Irving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis. Vozes. 2009.
GREEN, Jill. Somatic Knowledge: the body as content and methodology in dance. Journal of Dance Education. New Jersey, v.. 2, n.. 4, p. 114-118, 2002.
GUARATTO, Rafael. Por um conceito de “Danças Populares”. Dança, Salvador, v. 3, n. 1, p. 61-74, jan./jul. 2014
HALL, Stuart. A centralidade da Cultura: notas sobre as revoluções culturais de nossos tempos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez.1997
IANNITELLI. Leda Maria M. Técnica da dança: redimensionamentos metodológicos. Revista Repertório. Ano 7. n°7. Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas. Salvador. 2004.
KATZ, Helena. Um, dois, três, a dança é o pensamento do corpo. São Paulo : PUC/SP, 1994. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LANGUER, Susane. Sentimento e forma. São Paulo: Perspectiva, 1980.
LAWER, Steph. ‘Masquerading as ourselves: Self-Impersonation and Social Life’. In: Identity: Sociological Perspectives. Polity Press; 1 edition, 2007.
LOUPPE, Laurence. L’utopie du corps indéterminé. In : ASLAN, Odette (Org.). Le corps em jeu. Paris: CNRS Editions, 1994.
MARQUES, I. A dança no contexto: Uma proposta para a educação contemporânea. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1996. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação - USP, 1996.
MARQUES, Isabel .A. Ensino da dança hoje: Textos e contextos. São Paulo: Cortez. 1999.
MAUSS, Marcel. “As técnicas corporais”. In: . Sociologia e Antropologia. vol. 2. São Paulo: E.P.U./EDUSP, 1974.
ORTNER, Sherry. Subjetividade e Crítica Cultural. Horizontes Antropológicos. vol.13 no.28 Porto Alegre July/Dec. 2007.
PINEAU, Elyse L. Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia: uma revisão prospectiva. Educação e Realidade. Porto Alegre. V.35. n°2. P.89-113. 2010.
RODRIGUES, Rogério. Sociedade, corpo e interdições: contribuições do estudo de Marcel Mauss sobre as técnicas do corpo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. n°21. Jan/mai, 2000. p.65-70.
SASTRE, Cibele. Entre o performar e o aprender: práticas performativas, dança, improvisação e análise Laban/Bartenief. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade e Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre. BR-RS, 2015.
VELHO, Gilberto. (2003). Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas (3a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
VELHO, Gilberto. Individualismo e Cultura. 8° ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.
WEBER, Max. The protestant ethic and the spirit of capitalism. Trad. T. Parsons. New York: Scribners, 1958.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.