A dupla cômica de palhaços: parceria de jogo, operação de funções e princípios da arte clownesca
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43899Palavras-chave:
Clown Branco e Augusto, dupla de palhaços, poética clownesca.Resumo
Primeiramente, apresentamos informações históricas sobre a dupla clássica de palhaços surgida no circo moderno europeu (Clown Branco e Augusto), abordando traços e qualidades que configuram esta dupla. Com isso, buscamos evidenciar determinadas funções e operações da dupla clássica para o desenvolvimento da contracenação, do jogo cômico e da cena clownesca, para além da fixação em modelos ou tipos dados. Logo, abordamos alguns exemplares de diversas (re)configurações e formas de duplas cômicas presentes na cena da palhaçaria contemporânea, realizando articulações com princípios operacionais da dupla Branco e Augusto. Por fim, buscamos associações entre princípios operacionais da dupla clássica e da própria poética clownesca.
Downloads
Referências
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.
BURNIER, Luis Otávio. A Arte do Ator: da técnica à representação. Campinas, São Paulo: Ed. UNICAMP, 2001.
FELLINI, Federico. Fellini por Fellini. Porto Alegre: L&PM, 1986.
FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. São Paulo: SENAC São Paulo, 2004.
GUINSBURG, Jacob; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariangela. Dicionário de Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, SESC-SP, 2006.
LECOQ, Jacques. El Cuerpo Poético: una pedagogia de la créacion teatral. Barcelona: Alba, 2003.
OLENDZKI, Luciane. Palhaçar: máscaras em uma patética-poética por rir. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre: 2009.
TOWSEN, John H. Clowns. New York: Hawthorn Books, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.