A dupla cômica de palhaços: parceria de jogo, operação de funções e princípios da arte clownesca

Autores

  • Luciane Campos Olendzki UNICAMP - Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena , Campinas, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43899

Palavras-chave:

Clown Branco e Augusto, dupla de palhaços, poética clownesca.

Resumo

Primeiramente, apresentamos informações históricas sobre a dupla clássica de palhaços surgida no circo moderno europeu (Clown Branco e Augusto), abordando traços e qualidades que configuram esta dupla. Com isso, buscamos evidenciar determinadas funções e operações da dupla clássica para o desenvolvimento da contracenação, do jogo cômico e da cena clownesca, para além da fixação em modelos ou tipos dados. Logo, abordamos alguns exemplares de diversas (re)configurações e formas de duplas cômicas presentes na cena da palhaçaria contemporânea, realizando articulações com princípios operacionais da dupla Branco e Augusto. Por fim, buscamos associações entre princípios operacionais da dupla clássica e da própria poética clownesca.

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Biografia do Autor

Luciane Campos Olendzki, UNICAMP - Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena , Campinas, São Paulo, Brasil.

Doutoranda em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Educação e graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É atriz, palhaça, diretora, professora de teatro. Atua na área de interpretação teatral e ensino do teatro, com ênfase na prática e na pesquisa da palhaçaria. Integrante e fundadora do grupo Firuliche e colaboradora de vários grupos teatrais, tendo como últimos espetáculos clownescos: em 2015 Pesa-me Mucho (atuação), Enfim Sós – uma tragicomédia clownesca (direção), Circo da Miséria (direção); em 2014, Do Pó ao Poporopó – Funeral Clown (direção). Atualmente pesquisa a relação da arte do palhaço e a concepção de trágico afirmativo em Nietzsche.

Referências

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

OLENDZKI, L. C. A dupla cômica de palhaços: parceria de jogo, operação de funções e princípios da arte clownesca. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 3, p. 033–052, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i3.43899. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43899. Acesso em: 23 dez. 2024.