A dupla cômica de palhaços: parceria de jogo, operação de funções e princípios da arte clownesca

Autores

  • Luciane Campos Olendzki UNICAMP - Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena , Campinas, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43899

Palavras-chave:

Clown Branco e Augusto, dupla de palhaços, poética clownesca.

Resumo

Primeiramente, apresentamos informações históricas sobre a dupla clássica de palhaços surgida no circo moderno europeu (Clown Branco e Augusto), abordando traços e qualidades que configuram esta dupla. Com isso, buscamos evidenciar determinadas funções e operações da dupla clássica para o desenvolvimento da contracenação, do jogo cômico e da cena clownesca, para além da fixação em modelos ou tipos dados. Logo, abordamos alguns exemplares de diversas (re)configurações e formas de duplas cômicas presentes na cena da palhaçaria contemporânea, realizando articulações com princípios operacionais da dupla Branco e Augusto. Por fim, buscamos associações entre princípios operacionais da dupla clássica e da própria poética clownesca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Campos Olendzki, UNICAMP - Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena , Campinas, São Paulo, Brasil.

Doutoranda em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Educação e graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É atriz, palhaça, diretora, professora de teatro. Atua na área de interpretação teatral e ensino do teatro, com ênfase na prática e na pesquisa da palhaçaria. Integrante e fundadora do grupo Firuliche e colaboradora de vários grupos teatrais, tendo como últimos espetáculos clownescos: em 2015 Pesa-me Mucho (atuação), Enfim Sós – uma tragicomédia clownesca (direção), Circo da Miséria (direção); em 2014, Do Pó ao Poporopó – Funeral Clown (direção). Atualmente pesquisa a relação da arte do palhaço e a concepção de trágico afirmativo em Nietzsche.

Referências

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.

BURNIER, Luis Otávio. A Arte do Ator: da técnica à representação. Campinas, São Paulo: Ed. UNICAMP, 2001.

FELLINI, Federico. Fellini por Fellini. Porto Alegre: L&PM, 1986.

FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. São Paulo: SENAC São Paulo, 2004.

GUINSBURG, Jacob; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariangela. Dicionário de Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, SESC-SP, 2006.

LECOQ, Jacques. El Cuerpo Poético: una pedagogia de la créacion teatral. Barcelona: Alba, 2003.

OLENDZKI, Luciane. Palhaçar: máscaras em uma patética-poética por rir. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre: 2009.

TOWSEN, John H. Clowns. New York: Hawthorn Books, 1976.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

OLENDZKI, L. C. A dupla cômica de palhaços: parceria de jogo, operação de funções e princípios da arte clownesca. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 3, p. 033–052, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i3.43899. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43899. Acesso em: 23 abr. 2024.