PATRIMÔNIO C ULTURAL: UMA COLABORAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DE UM POVO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.43679Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Arqueologia, Paleontologia, Cidadania, Educação Patrimonial.Resumo
No presente artigo faz-se uma reflexão sobre o papel do patrimônio cultural como colaborador na construção da cidadania, por meio da valorização dos patrimônios paleontológicos e arqueológicos. Foram elaboradas oficinas pedagógicas com professores e crianças de uma escola da Zona Rural no município de Porto Velho. Com as ações de educação patrimonial pôde-se resgatar e fomentar a cidadania uma vez que a paleontologia busca entender os ambientes pretéritos e as relações dos seres com o meio e a arqueologia busca reconstruir a história de um povo.
Downloads
Referências
CASTELO BRANCO, P. M. Patrimônio histórico e turismo:Uma construção social. 2008. (Disponível em:www.iphan.gov.br)
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
KRAISH, Adriana M. P. O. O Patrimônio arqueológico como elemento doPatrimônio Cultural. In: ANPUH, 2007.
OLIVEIRA, Luciane Monteiro; LOURES OLIVEIRA, Ana Paula de Paula.Problemáticas da Gestão do Patrimônio e Políticas Públicas: A educação na perspectiva de mudança paradigmática. Juiz de Fora, 2008.
OLIVEIRA, Luciane Monteiro; LOURES OLIVEIRA, Ana Paula de Paula. Criação, experiência e manipulação do conhecimento revelado nos registros gráficos de crianças. In: LOURES OLIVEIRA, A. P. P.; OLIVEIRA, L. M. (Org.) Arqueologia epatrimônio de Minas Gerais: Ouro Preto. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2010.
PELEGRINI, Sandra C. A. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. In: Revista Brasileira de História. São Paulo 2006, v. 26, nº 51, p. 115-140.
ROCHA, T. S.F. Refletindo sobre memória, identidade e patrimônio: as contribuições do programa de Educação Patrimonial do MAEA-UFJF. In: ANPUH, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.